Projeto Bem-Vindos fortalece acolhimento emocional e integração na transição escolar da rede municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem implementando o Projeto Bem-Vindos, uma iniciativa que acompanha e acolhe estudantes nos importantes momentos de transição escolar: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. O programa tem como principal objetivo tornar esse processo mais leve, seguro e significativo, oferecendo suporte emocional, social e pedagógico aos alunos e este ano foi desenvolvido com mais envolvimento das escolas.
A mudança de etapa escolar costuma despertar sentimentos variados, como entusiasmo pela novidade e, ao mesmo tempo, insegurança diante do desconhecido. No município, esse momento é especialmente marcante ao final do 5º ano, quando a maior parte dos estudantes ingressam no CESGRA, escola municipal dedicada ao Ensino Fundamental II e os da Educação Infantil para a Maria de Lourdes, no Fundamental I. Para garantir que essa passagem aconteça de forma positiva, o Projeto Bem-Vindos organiza um conjunto de ações planejadas para promover acolhimento, escuta ativa e aproximação com a nova rotina escolar.
Ações estruturadas para um acolhimento sensível e efetivo
O projeto está fundamentado na compreensão de que a transição escolar é uma fase delicada do desenvolvimento infantil e juvenil, variando entre desafios emocionais, despedidas da antiga escola e expectativas para a nova etapa. Para atender a essas demandas, o Bem-Vindos promove atividades que fortalecem o vínculo dos alunos com o novo espaço, favorecem o pertencimento e reduzem sentimentos como ansiedade e insegurança.
Entre as ações previstas estão rodas de conversa temáticas, conduzidas por psicólogos, psicopedagogos e professores mediadores, nas quais os estudantes podem expressar seus sentimentos, medos e curiosidades. Dinâmicas socioemocionais — como a Mochila Emocional e Eu, no 6º ano — incentivam a reflexão sobre o momento vivido e estimulam a construção de estratégias pessoais para lidar com as mudanças.
Uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes é a visita guiada ao CESGRA e Maria de Lourdes, que permite conhecer de perto a nova escola, sua rotina, seus espaços e parte da equipe. Em alguns momentos, alunos do 6º ano participam como mediadores, fortalecendo a troca entre gerações.
Além disso, o projeto promove iniciativas como “Cartas entre Gerações” e a Mentoria entre Pares, que aproximam estudantes do 5º e 6º anos, criando oportunidades para que compartilhem experiências, desafios e descobertas da vida escolar.
A secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos, destaca a importância do acolhimento sensível durante esse período: “Nosso compromisso é oferecer um ambiente que acolha, oriente e fortaleça cada estudante para que essa mudança seja vivida com confiança e tranquilidade. A escola deve ser sempre um lugar onde eles se sintam pertencentes e seguros para crescer.”
Acompanhamento contínuo e foco no bem-estar
Após a chegada ao 6º ano, os estudantes continuam recebendo acompanhamento sistemático por meio de rodas quinzenais de escuta, diagnósticos socioemocionais e atividades de monitoramento. O objetivo é identificar sinais de dificuldade, fortalecer vínculos e garantir que todos se adaptem à nova etapa com segurança e autonomia.
Com a implementação do Projeto Bem-Vindos, a Secretaria Municipal de Educação prevê: Redução da ansiedade e da insegurança durante a mudança de etapa escolar, estudantes mais confiantes, orientados e familiarizados com o novo ambiente, Fortalecimento da relação entre escola, família e comunidade, professores mais preparados para lidar com as demandas socioemocionais da transição e maior sensação de pertencimento à escola e ao grupo.
A proposta será avaliada por meio de instrumentos quantitativos e qualitativos, garantindo o aprimoramento contínuo das ações.

