João Monlevade realiza Semana da Consciência Negra com ampla programação cultural e educativa
A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac), realiza, entre os dias 11 e 22 de novembro, a Semana da Consciência Negra 2025 - Baobá Zumbi, com uma programação diversificada que reúne apresentações culturais, rodas de conversa, oficinas, exposições e intervenções artísticas em diferentes espaços da cidade.
A iniciativa é fruto de uma articulação coletiva entre órgãos públicos e entidades privadas, realizada sem o uso de recursos financeiros da Prefeitura, o que demonstra o comprometimento e a união da comunidade em torno da valorização da cultura afro-brasileira e da promoção da igualdade racial.
De acordo com os organizadores, o objetivo da Semana é fortalecer o diálogo sobre identidade, diversidade e respeito, além de celebrar as contribuições do povo negro para a construção da história e da cultura de João Monlevade. “A Semana da Consciência Negra é um espaço de reflexão e de celebração. É resultado da força da coletividade e da parceria entre diferentes instituições comprometidas com a promoção da igualdade e o combate ao racismo”, destacou a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura e gestora do Fundo de Patrimônio, Nadja Lirio.
Programação completa
A programação começou na terça-feira (11), com a exibição do curta “Dizem que sou negra”, às 13h, na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip). O mesmo filme será exibido no dia 19 (quarta-feira), às 7h30, na Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon.
Na quarta-feira (12), a Amad estará na Escola Municipal Eugênia Scharlé, às 7h30, para apresentação de Contos Africanos. A mesma atividade será realizada no dia 13 (quinta-feira), na Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas, às 13h30.
Essas atividades são uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
A abertura oficial começa na segunda-feira, 17 de novembro, às 18h, no Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS), com cerimônia promovida pela Fundação Casa de Cultura, pela Economia Popular Solidária (EPS) e pela Secretaria Municipal de Educação.
Às 18h30, o público confere a apresentação do Grupo Percussivo da Escola Preparatória Cívico-Militar. Na sequência, às 19h, ocorre o debate sobre cotas raciais com o professor Deivide Júlio (Doctum), seguido, às 20h, da palestra “Alátunṣe – Resgatando a Memória Preta”, com o professor Luciano Roza (Ufop).
Na terça-feira (18), a Fundação Casa de Cultura realiza o projeto Casa Aberta, abrindo suas portas para a comunidade com ações de artes negras e aulas abertas.
A quarta-feira (19) traz, às 14h, a atividade “Letramento Racial Transversado por Meio de um Conto de Direitos Humanos”, baseada na obra “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, sob coordenação da Uemg e da EPS, no Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS). À noite, às 21h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas, será promovida a 21ª edição do Concurso Beleza Negra JM/2025, organizado por Anselmo Oliveira, do site Babados e Badalos.
As atividades continuam na quinta-feira (20), no Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS), com a abertura do Espaço Zen, coordenado pela Associação Monlevadense de Afrodescendentes (Amad). A programação começa às 12h, com a Roda de Pagode do Espaço Zen.
Às 14h, será realizada a Puxada de Rede, organizada pela Acazump, seguida, às 14h30, pelas Rodas de Capoeira Angola e Capoeira Acazump, realizadas como ações formativas do Grupo Oxalufã, prestador de serviço contratado pelo Fundo de Patrimônio Cultural. Às 15h30, o público poderá prestigiar a Samba de Roda Oxalufã (ação formativa).
Ainda no dia 20, a partir das 16h30, a Pastoral Afro conduz o momento “Aquilombar – Celebração”, seguido, às 17h30, pela roda de conversa “Tempo e Oralidade: o Sagrado Através dos Cantos de Capoeira”, com o Grupo Oxalufã, ação formativa promovida pelo Fundo de Patrimônio, com apoio da Fundação Casa de Cultura. Às 19h, o Coral Afro Vozes de Caxambu realiza uma apresentação especial.
A roda de samba “Cantando Histórias: A História do Samba e Pagode” encerra as atividades do dia, às 20h.
Na sexta-feira (21), também no Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS), o Espaço Zen continua sob coordenação da Amad, com Workshop de Maquiagem para Pele Preta às 18h30.
Às 19h30, haverá desfile de moda afro e, concomitantemente, a apresentação da Família Alcântara Coral. Já às 21h, ocorre o show de RAP com artistas locais e, às 22h, o Baile Black, com o grupo Guerreiros de Prata.
O sábado (22) marca o encerramento das atividades, também no Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS).
Às 13h, o grupo Tambores do Morro abre as apresentações.
Às 14h, tem a apresentação do Samba de Malandro com o grupo Terreiros JM.
Às 15h, o destaque é a Batalha da 12, encerrando oficialmente a Semana da Consciência Negra 2025 – Baobá Zumbi.
A Semana conta com o envolvimento de diversos grupos de trabalho e instituições parceiras, como Ufop, Doctum, Uemg, Pastoral Afro, Concurso Beleza Negra JM/2025, Amad, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Fundação Casa de Cultura, Economia Popular Solidária (EPS), Secretaria Municipal de Educação, Acazump, entre outros.
O Grupo Oxalufã participa da programação como prestador de serviço formativo para o Fundo de Patrimônio, responsável por ações educativas e culturais integradas à Semana.
A Semana da Consciência Negra – Baobá Zumbi é um convite à reflexão, ao diálogo e à celebração das raízes afro-brasileiras, fortalecendo o compromisso coletivo de João Monlevade com o respeito, a diversidade e a igualdade racial.
CRONOGRAMA DE AÇÕES – SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2025 – Baobá Zumbi (atualizado)Período: 11 a 22 de novembro
Realização: Prefeitura de João Monlevade / Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac) / Fundação Casa de Cultura
Tema: Baobá Zumbi – Identidade, Diversidade e Igualdade Racial
TERÇA-FEIRA, 11 DE NOVEMBROLocal: Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip)
13h: Exibição do curta “Dizem que sou negra”
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação e Compir
QUARTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO7h30: Apresentação de Contos Africanos
Responsável: Amad
QUINTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBROLocal: Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas
13h30: Apresentação de Contos Africanos
Responsável: Amad
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO – Abertura OficialLocal: Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS)
18h: Cerimônia de abertura (Fundação Casa de Cultura, EPS e Secretaria de Educação)
18h30: Apresentação do Grupo Percussivo da Escola Preparatória Cívico-Militar
19h: Debate – Cotas Raciais, com prof. Deivide Júlio (Doctum)
20h: Palestra – “Alátunṣe: Resgatando a Memória Preta”, com prof. Luciano Roza (Ufop)
TERÇA-FEIRA, 18 DE NOVEMBROLocal: Fundação Casa de Cultura
Durante o dia: Projeto Casa Aberta – Ações de artes negras e aulas abertas
Responsável: Fundação Casa de Cultura
QUARTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBROLocal 1: Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS)
14h: Letramento Racial Transversado por Meio de um Conto de Direitos Humanos (baseado em “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis)
Coordenação: Uemg e EPS
7h30: Exibição do curta “Dizem que sou negra”
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação e Compir
Local 3: Associação dos Aposentados e Pensionistas
21h: Concurso Beleza Negra JM/2025
Organização: Anselmo Oliveira (Babados e Badalos)
QUINTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO – Dia da Consciência NegraLocal: Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS)
Coordenação geral: Amad (Espaço Zen)
12h: Roda de Pagode – Espaço Zen
14h: Puxada de Rede – (Acazump)
14h30: Rodas de Capoeira Angola e Capoeira Acazump – (Ação formativa do Grupo Oxalufã contratada pelo Fundo de Patrimônio)
15h30: Samba de Roda Oxalufã (ação formativa)
16h30: Aquilombar – Celebração – (Pastoral Afro)
17h30: Roda de Conversa – “Tempo e Oralidade: o Sagrado Através dos Cantos de Capoeira”
Realização: Fundo de Patrimônio (Grupo Oxalufã – ação formativa)
19h: Apresentação Coral Afro Vozes de Caxambu
20h: Roda de Samba – Cantando Histórias: A História do Samba e Pagode
SEXTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBROLocal: Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS)
Coordenação geral: Amad (Espaço Zen)
Durante o dia: Espaço Zen – Vivências e Interações
18h30: Workshop de Maquiagem para Pele Preta
19h30: Desfile de Moda Afro + Apresentação da Família Alcântara Coral
21h: Show de RAP com artistas locais
22h: Baile Black – Guerreiros de Prata
SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO – EncerramentoLocal: Centro Público da Economia Popular Solidária (Feira EPS)
13h: Abertura com Grupo Tambores do Morro
14h: Samba de Malandro – Grupo Terreiros JM
15h: Batalha da 12
Encerramento oficial do Espaço Zen e da Semana da Consciência Negra 2025

