Vale abre processo seletivo com cerca de 60 vagas para trainees em Minas Gerais

Com o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia, empresa quer atrair recém-formados com espírito de liderança para apoiar sua transformação cultural

Belo Horizonte, 2 de setembro de 2020 - Estão abertas as inscrições para dois programas de trainees da Vale: o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia. O objetivo é atrair talentos recém-graduados que desejam ocupar posições de liderança e estejam alinhados com o processo de transformação cultural da empresa, que tem foco na diversidade. Das mais de 130 vagas que a empresa disponibilizou no Brasil, cerca de 60 são em Minas Gerais, sendo em torno de 10 para trainees globais e de 50 para trainees especialistas.

Todo o processo seletivo será on-line e os trainees começam a trabalhar em maio de 2021. Os candidatos não precisam ter experiência prévia e podem ter se formado em qualquer instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Também não há restrição de idade. As inscrições devem ser feitas em www.vale.com/trainee.

O Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia é direcionado a profissionais formados em engenharia ou geologia entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, que tenham espírito de liderança e desejo de construir uma trajetória focada em posições com demanda por conhecimento técnico aprofundado. O Global Trainee Program, também focado em desenvolvimento de futuros líderes, tem foco em posições de negócios que demandam ampla visão da cadeia e da estratégia. Os candidatos às vagas de trainee global podem ser formados em qualquer curso superior e precisam ter concluído a graduação entre julho de 2018 e dezembro de 2020. Para os dois programas, casos de atraso na graduação em decorrência da pandemia da Covid-19 serão estudados.

"Queremos atrair e potencializar talentos que sejam diversos, pois entendemos que eles serão parte essencial no processo de transformação cultural da empresa, que tem foco em diversidade e inclusão. Ao selecionar um grupo plural de trainees por meio dos dois programas, buscamos garantir que nossa futura liderança também será diversa e inclusiva", explica a gerente global de Atração de Talentos da Vale, Mira Noronha.

A Vale estabeleceu a meta de dobrar o número de mulheres até 2030 e, alinhada com o compromisso com a equidade de gênero, pretende que 50% das vagas dos dois programas de trainee sejam destinadas preferencialmente a mulheres. "Nosso objetivo é gerar ainda mais oportunidades, ampliar e reter a força de trabalho feminina na indústria de mineração, contribuindo com a diversidade no setor", complementa Mira Noronha.

A trainee Flávia Pavani tem sido capacitada para lidar com os desafios futuros da mineração. "O programa de trainee da Vale é cuidadosamente estruturado para possibilitar um excelente desenvolvimento técnico, capacitação em gestão e liderança e participação em projetos multidisciplinares", comenta. Formada em Engenharia Química na Universidade Federal de Uberlândia, a trainee foi selecionada no último ano para atuar na área de Planejamento de Produção e Capacidade Logística de Longo Prazo, na Mina de Águas Claras, em Nova Lima.

Aos recém-formados interessados em ingressar na Vale por meio de um dos programas de trainee, Flávia Pavani sugere que "venham dispostos a colaborar com a mudança cultural, apresentem ideais e pensamento criativo, sejam questionadores e protagonistas de inovações, e não se esqueçam de aprender com os profissionais da empresa".

Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia

Uma das premissas do Programa Trainee Especialista é proporcionar e expandir o conhecimento técnico dos profissionais nas áreas de mineração e logística. Ao longo do programa, o aprendizado será promovido por meio de um curso de formação específico para cada área de atuação e, ao mesmo tempo, na aplicação prática e experiência na rotina de trabalho. São cerca de 50 vagas em Minas Gerais para profissionais formados em geologia ou engenharias e formatura entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020.

O Programa Trainee Especialista terá duração de 12 meses e os candidatos precisam ter nível de inglês intermediário e disponibilidade para mudança ou viagens. Além disso, espera-se dos recém-graduados: alinhamento com os valores e a cultura da Vale; visão sistêmica; interesse em se desenvolver para, no médio ou longo prazo, ocupar posições de liderança que demandem aprofundamento técnico em alguma área específica da cadeia da Vale.

Global Trainee Program

Os trainees globais terão a oportunidade de aprender e expandir habilidades de negócio como gestão de projetos, gestão de mudança e transformação digital. Além disso, serão desafiados em projetos de grande relevância para a Vale globalmente, trabalhando de forma integrada com trainees e equipes de outros países onde a Vale atua e desenvolvendo comportamentos-chave para liderança. Os trainees terão uma visão geral do negócio, proporcionada por meio do rodízio de trabalho em diversas áreas da empresa. São em torno de 10 vagas em Minas Gerais e podem se candidatar pessoas formadas em todos os cursos, inclusive engenharia, entre julho de 2018 e dezembro de 2020.

O Global Trainee Program terá duração de 18 meses e os candidatos precisam ter nível de inglês avançado ou fluente e disponibilidade para mudanças ou viagens. Além disso, espera-se dos recém-graduados: alinhamento com os valores e a cultura da Vale; visão estratégica; ampla visão do negócio; mentalidade digital; e interesse em se desenvolver para, no médio ou longo prazo, ocupar posições de liderança com foco em negócio.

Processo seletivo

O processo seletivo será todo on-line e realizado às cegas até a última etapa. Este é um método de seleção  no qual informações como gênero, etnia, idade, faculdade, endereço, estado civil, entre outras, são omitidas durante o processo seletivo. O objetivo é evitar que vieses inconscientes influenciem a escolha dos candidatos. A seleção será baseada na avaliação de potencial e capacidade de realização futura.

Benefícios

Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale alimentação; auxílio farmácia; e seguro de vida em grupo.

Mineração por Elas

Para mostrar que há espaço para as mulheres na mineração, desde a operação em campo até a liderança, a empresa lançou, em agosto, a websérie "Mineração por Elas". Até o final do ano serão seis episódios de vídeos de curta duração que mostram como tem sido possível - e muito bem-sucedida - a presença feminina na empresa. Para saber mais, acesse www.vale.com/mineracaoporelas.

 

Serviço - Programas de recém-graduados da Vale

Global Trainee Program e Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia
Inscrições: 1 a 30 de setembro de 2020
Cerca de 60 vagas em Minas Gerais
Inscrições em www.vale.com/trainee

 

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/