DAE dá início à Sipat com foco em ações de segurança preventiva
Durante toda a semana serão realizadas palestras e outras atividades voltadas aos servidores
O Departamento Municipal de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) deu início nesta segunda-feira (12), à sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento vai até sexta-feira (16), com ações diversas e palestras no anfiteatro do Centro Educacional, a partir das 7h. Com o tema “Semear a segurança para colher qualidade de vida”, o primeiro dia da Sipat teve como foco principal a segurança preventiva dos colaboradores.
Logo na abertura, o assunto foi apontado pelo diretor da autarquia, José Afonso Martins. “Segurança é nosso primeiro carro chefe. Não só a segurança relacionada ao trabalho, mas sim a preventiva que cada um de nós precisa fazer para exercer as atividades do dia a dia” destacou. O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Lucas Bicalho, endossou a fala do diretor e reforçou a importância de todos desenvolverem cada vez mais comportamento seguro seja em casa, no trânsito ou no desempenho do ofício. “Que façamos sempre análises preliminares de risco para que de fato o comportamento seguro seja aplicado em todo lugar”, falou.
O vice-prefeito e Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), celebrou a realização da Sipat e destacou a importância da saúde dos trabalhadores. “Nada é mais importante do que a saúde de todos vocês [os servidores]. Temos mais de 30 mil residências em João Monlevade e o DAE está presente em todas elas. Cada casa hoje tem um pouquinho do trabalho de vocês. O DAE hoje é a maior autarquia da Prefeitura e é imprescindível que todos estejam íntegros em suas residências após o expediente”, disse.
Já o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), mencionou que a segurança no trabalho é fundamental para garantir os cuidados necessários dos funcionários. Balizando as ações da Sipat, o chefe do Executivo foi enfático ao afirmar que muitos acidentes podem ser evitados e, para que isso ocorra, é preciso que os colaboradores avaliem os riscos antes de agir. “Como médico anestesista presencio muitos atendimentos em decorrência de acidentes de trabalho. Algumas ações, que são consideradas simples em sua execução, se não forem tomadas medidas preventivas de segurança podem acabar em acidente fatal”, frisou.
Dr. Laércio aproveitou a oportunidade para dar depoimento de uma queda que sofreu em casa e que causou fratura em algumas costelas. O acidente, segundo ele, poderia ter sido evitado. “Muitas vezes pensamos que as ações são simples ou rápidas e acabam acontecendo acidentes sérios. A Sipat é essencial para aprendermos cada vez mais para que possamos prestar um serviço ainda melhor à população” finalizou.
O chefe de gabinete, Geraldo Giovani Silva, e a engenheira de segurança do trabalho, Renata Aparecida de Freitas, também participaram da abertura da Sipat.
Palestras
A primeira palestra da Sipat foi conduzida pela engenheira de segurança do trabalho Izabela Freitas. Os temas abordados foram Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e doenças no trabalho. A profissional reforçou a necessidade do uso correto dos EPIs, bem como a atenção com a vida útil deles. “Temos que ter a consciência de que tudo é para segurança do trabalhador”, frisou.
Nesta terça-feira (13), haverá palestra sobre primeiros socorros e prevenção contra incêndios. No dia 14, os temas abordados são alcoolismo, tabagismo e segurança no trânsito. No dia seguinte, saúde mental, qualidade de vida, saúde do homem e da mulher serão o foco. Já na sexta-feira (16), para finalizar a Sipat, alimentação saudável e a palestra motivacional “Estar de bem com a vida, é voltar em segurança para sua família”.