Câmara de São Gonçalo: Estudantes do Parlamento Jovem falam sobre o uso saudável das novas tecnologias

Na última quarta-feira, 1º de junho, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu mais uma oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os estudantes trabalharam o subtema 3 do projeto, que se trata do “uso saudável das novas tecnologias”.

No encontro, os alunos assistiram à palestra ministrada pelo estudante de psicologia Alex Bispo, que falou sobre a evolução das ferramentas e das tecnologias e seus impactos no comportamento humano, assim como os benefícios e os malefícios das redes sociais no cotidiano.

Com relação aos malefícios, que podem surtir consequências na saúde psicológica, foram abordados os golpes e fraudes na internet, a distorção da imagem, a facilidade de vazamento de dados e a dependência (vício) das redes sociais, principalmente nos jovens. Aberto o debate, foi discutida a importância de evitar comparações nocivas com os padrões impostos pela sociedade nas mídias digitais. De acordo com os alunos, “as pessoas ficam se comparando muito com as outras nas redes sociais, e acabam se esquecendo de sua própria felicidade e de serem elas mesmas. Aliás, quando não conseguem ser ‘iguais’ aos modelos vistos nas redes, isso gera uma enorme frustração, o que prejudica a sua saúde mental”.

Segundo o estudante de psicologia, é preciso sempre refletir que não se pode deixar de cuidar da própria saúde e felicidade para viver de padrões. Sendo assim, ele destaca a importância de investir no amor próprio e no autoconhecimento. “Existe uma preocupação maior em agradar às redes sociais do que a nós mesmos. Precisamos trabalhar em nosso amor próprio, colocando a gente em primeiro lugar e não abrir mão da nossa felicidade para agradar a alguém”, declarou Alex Bispo. “A vida é muito curta para ficar contando quantos coraçõezinhos [likes] nós ganhamos”.  

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Em 2022, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/