Câmara de São Gonçalo: Estudantes do Parlamento Jovem começam analisar estratégias da comunidade para a promoção da saúde mental

 

Na última quarta-feira, 25 de maio, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu mais uma oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os estudantes começaram a trabalhar no subtema 2 do projeto, que se trata da “estratégia da comunidade para a promoção da saúde mental”.

Durante a oficina, foram debatidos alguns hábitos e atividades de promoção à saúde mental dos jovens e adolescentes, que visam fortalecer os fatores de proteção e melhorar as alternativas ao comportamento de risco, ajudando assim a esse grupo a construir resiliência para que possa lidar bem com situações difíceis ou adversidades. Além disso, foram apresentados os transtornos emocionais que surgem frequentemente durante a adolescência, tais como a depressão, ansiedade, irritabilidade e frustração. Os transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia e compulsão alimentar, foram também discutidos, incluindo os comportamentos de risco à saúde em geral.

Após a apresentação, foi feita uma dinâmica em que os alunos se dividiram em grupos para analisar e apresentar soluções com relação aos sentimentos de medo, estresse, culpa, irritabilidade, desânimo, raiva, inferioridade, frustação e solidão.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Em 2022, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/