Câmara de São Gonçalo: Estudantes do Parlamento Jovem participam de Conferência Municipal de Saúde Mental

 Na última quarta-feira, 18 de maio, os estudantes inscritos no Parlamento Jovem Minas 2022, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, participaram da Conferência Municipal de Saúde Mental, em que foram convidados pela psicóloga e coordenadora do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, Ronnara Keles, para falar sobre as suas propostas de melhorias com relação ao atendimento psicológico aos jovens na cidade. O evento foi realizado como parte do movimento do Dia da Luta Antimanicomial.

Representando os seus colegas, os alunos Débora Teodoro, Marcos Saturnino Júnior e Pedro Henrique dos Santos discorreram acerca da necessidade de investir em projetos que promovam a saúde mental dos jovens, especialmente no cotidiano escolar.

“O bem-estar no dia a dia vai muito além do cuidado com o corpo, pois é preciso pensar também nos cuidados com a mente”, afirmou o estudante Pedro Henrique. “Com o aumento da quantidade de informações que recebemos todos os dias, as tarefas que dependem cada vez mais da nossa atenção constante, cresceu também o número de pessoas que estão mentalmente esgotadas”.

Já o aluno Marcos Saturnino mencionou a sugestão de inserir a temática do cuidado à saúde mental na educação, como uma maneira de prevenir o surgimento e o agravamento de transtornos psicológicos nos jovens. “É importante criar estes projetos dentro da escola, que podem ser até mesmo ampliados para outros municípios”, declarou.

A estudante Débora completou falando sobre o caso dos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, em que geralmente há muitas cobranças devido à formatura e aos preparativos para o Enem, o que impacta na saúde psicológica. Além disso, ela citou algumas dificuldades enfrentadas pelos jovens para conseguir um atendimento profissional. “Eu vejo que é ainda muito difícil marcar uma consulta, o processo é demorado pois, muitas vezes, é até preciso esperar em uma fila muito longa”, destacou.

Após os seus depoimentos, os jovens assistiram à palestra ministrada pelos psiquiatras Dr. Magno Leite e Dra. Karina Penna, do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, que explicaram sobre o atendimento e tratamento psiquiátrico para crianças e adolescentes, e outros assuntos referentes à psiquiatria.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Em 2022, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis. Na Câmara de São Gonçalo, o projeto é organizado pela sua Escola do Legislativo Isabel Rodrigues.

 

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/