Hasteamento das Bandeiras abre comemoração dos 58 anos de João Monlevade

 

Em virtude dos 58 anos de emancipação político-administrativa de João Monlevade, completados hoje (29), a Prefeitura realizou na manhã desta sexta-feira a solenidade de Hasteamento das Bandeiras.

Durante o ato cívico, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) hasteou a bandeira do Brasil, juntamente com o deputado federal, Leonardo Monteiro (PT). O tenente-coronel Agnaldo de Souza Schuab, comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, hasteou a bandeira de Minas Gerais e o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel (Podemos) hasteou a bandeira de João Monlevade.

Como este ano, completa-se 100 anos da primeira colônia Luxemburguesa no Brasil, também foi hasteada a bandeira de Luxemburgo, pela cineasta e historiadora luxemburguesa, Dominique Santana. Ela dirigiu o documentário interativo “A Colônia Luxemburguesa” que retrata a trajetória dos imigrantes luxemburgueses que chegaram em João Monlevade no início do século passado.

Após o hasteamento, a historiadora entregou a Dr. Laércio Ribeiro uma carta do prefeito de Esch-Sur-Alzette, Georges Mischo, cidade que era o lar de vários luxemburgueses que se mudaram para João Monlevade, quando a cidade ainda era um distrito.  Na carta, Georges Mischo parabenizou o município pelo aniversário de emancipação.

Em seu discurso, Dr. Laércio Ribeiro ressaltou a satisfação de morar em João Monlevade. “Tem 46 anos que moro aqui, é um orgulho e uma satisfação comemorar estes 58 anos. Gostaríamos de convidar a todos para participar dos vários eventos e inaugurações que estamos realizando em função do aniversário da cidade”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Fabrício Lopes (Avante) mencionou o trabalho que vem sendo feito pela atual administração. “A cidade já está colhendo alguns frutos de uma gestão que tem uma liderança como o Dr. Laércio Ribeiro”, afirmou.

O deputado Leonardo Monteiro afirmou que os monlevadenses são conhecidos e sempre lembrados como um povo trabalhador. “É uma cidade de gente trabalhadora, é um município de operários. Pessoas que lutaram pelo desenvolvimento e por seus direitos”, salientou.

Gustavo Maciel destacou o trabalho da administração que além de manter uma relação republicana com a Câmara Municipal, tem presenteado a cidade com diversas obras em seu aniversário.

Presenças

Também estiveram presentes: a presidente do conselho curador da Fundação Crê-ser, Rosângela Guimarães Ribeiro; a diretora executiva da Fundação Crê-ser, Helenita Pinto Melo Lopes; a segunda dama, Simone Rolla; a diretora presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio; a controladora interna, Angélica Drumond; o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos; o assessor de Governo, Gentil Lucas Bicalho; o chefe de Gabinete, Geraldo Giovane Silva; a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos; a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond; o diretor do DAE, José Afonso Martins; o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos; o procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins e os vereadores Leles Pontes (Republicanos), Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante) e Gustavo Prandini (PTB).

Comentários