Câmara de São Gonçalo promove palestra sobre Campanha do Outubro Rosa

 

 

Como parte da campanha interna do Outubro Rosa na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues realizou uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama, destinada aos vereadores, assessores e funcionários da Casa. A apresentação aconteceu na última quarta-feira (20), no auditório da Sede do Legislativo, sendo ministrada pela estudante de Serviço Social e membro da Escola do Legislativo, Poliana Francisca dos Santos.

Para dar início ao evento, o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), falou sobre a necessidade de promover a campanha do Outubro Rosa. “Podemos dizer que a prevenção à doença começa com a informação, orientando e incentivando as mulheres a se cuidarem o ano inteiro. Por isso, eventos como este são muito importantes para conscientizar a nossa comunidade, buscando a salvar vidas”, declarou.

Em seguida, a palestrante explicou sobre a origem da campanha do Outubro Rosa, o que é o câncer de mama e os seus fatores de risco, como também orientou acerca dos principais sintomas, dos métodos de prevenção e do tratamento. Poliana apresentou os dados obtidos pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), que mostram que o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres no estado de Minas Gerais, com a previsão de 66.280 diagnósticos em 2021, sendo 1% em homens. Além disso, 4 a 5 casos ocorrem em mulheres acima dos 50 anos.

Segundo Poliana, os fatores de risco mais comuns são o tabagismo, a obesidade, o sobrepeso após a menopausa, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a exposição frequente à radiação ionizante (Raio-X), a alteração e predisposição genética a desenvolver a doença, entre outros. Em relação aos sintomas, os principais são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor, pele da mama avermelhada ou enrugada, alteração no bico do peito e pequenos nódulos abaixo da região dos braços, axila ou no pescoço.

No entanto, 30% dos casos podem ser evitados, como por meio do autoexame das mamas. Sendo assim, Poliana incentivou as mulheres a conhecerem o seu próprio corpo e a realizarem o autoexame, por meio do toque com a ponta dos dedos, uma vez por mês. Se sentir um nódulo ou outra alteração no seio, é preciso procurar por atendimento médico. A partir dos 50 anos, as mulheres devem começar a fazer o exame da mamografia, enquanto as mais jovens precisam também realizá-lo caso houver um histórico de câncer na família, ou se detectarem alguma mudança nos seios.

Ainda sobre os cuidados preventivos, Poliana destacou o papel fundamental da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. “Muitas vezes, nós nos preocupamos com a estética, mas as atividades físicas e uma boa alimentação são importantes também para a nossa saúde, ou seja, elas nos protegem contra uma série de doenças, como o câncer de mama”, explicou. Além disso, criar outros hábitos saudáveis, como não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, é considerado essencial.

O tratamento é oferecido pelo SUS e depende do tipo do câncer, sendo geralmente a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia e cirurgias (do tumor ou a retirada total da mama) como opções. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menos invasivo poderá ser o tratamento. Para finalizar, Poliana deixou a mensagem de que existe vida após o câncer e que, por isso, nunca se deve desistir. 

vídeo da gravação da palestra pode ser assistido no canal do Youtube da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/