Prefeitura de João Monlevade publica decreto da Onda Verde nesta sexta



A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de João Monlevade já está trabalhando na elaboração de um decreto da Onda Verde, que será publicado nesta sexta-feira (1º). A decisão foi tomada após a administração avaliar o atual cenário da pandemia da Covid-19 no município, bem como na região do Médio Piracicaba e também no Estado de Minas Gerais.

Atualmente, o decreto que dispõe sobre a classificação do município no Minas Consciente é o de número 114, que está em vigor desde o dia 10 de setembro. Conforme o documento, João Monlevade está adotando as restrições previstas na Onda Amarela do programa do Governo Estadual.

No entanto, a cidade já foi classificada para Onda Verde há duas semanas, tanto na microrregião quanto na macrorregião. A última deliberação do Comitê Extraordinário da Covid-19 de Minas Gerais coloca todo o estado na Onda Verde.

Além da classificação do Estado, a Prefeitura levou em consideração a queda no número de casos positivos em João Monlevade, que tem oscilado na casa da dezena na última semana, fato que revela uma queda na taxa de transmissibilidade da doença.

Outro fator que foi considerado pela administração são os baixos índices de ocupação dos leitos no setor de Covid-19 no Hospital Margarida. A enfermaria tem média de ocupação de 24% durante a semana, enquanto o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do setor teve média inferior a 10% na última semana.

Conforme o procurador geral do município, Hugo Lázaro Martins, o novo decreto seguirá os protocolos quanto às regras de restrições estabelecidas pelo Minas Consciente para a Onda Verde.

“As principais mudanças que o protocolo estadual determina da Onda Amarela para Verde é a flexibilização de funcionamento de mais atividades econômicas e aumento da capacidade da ocupação de espaços e eventos”, resumiu o procurador.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/