“Vozes de Fé” de São Gonçalo abre jornada patrimonial na segunda
O vídeo documentário “Vozes de Fé”, um relato dos Congados Nossa Senhora da Guia e São Jorge Guerreiro da comunidade do Fernandes de São Gonçalo do Rio Abaixo, abre o 1º Encontro de Pesquisa em Patrimônio Histórico, com programação inserida na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O vídeo será exibido no canal Cultura São Gonçalo, no Youtube, às 19h desta segunda, 20, bem como toda a programação.
O evento são-gonçalense segue até o dia 24 de setembro, reunindo virtualmente professores universitários, pesquisadores e estudiosos de diversas áreas como cultura, história, filosofia, teologia e gastronomia, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. O município apresentará ainda dois vídeos abordando aspectos de bens materiais e imateriais do patrimônio cultural da cidade.
Na terça (21), às 19h, Dom Mauro Maia Fragoso ministra a palestra: A arte sacra como resultado e estímulo à devoção. A doutora, Anna Luiza Coli falará sobre “O tempo fenomelógico e a temporalidade na experiência estética na terça, 22, no mesmo horário.
A Conferência: São Gonçalo e Urucânia – A memória construída entre dois Padres - será a atração de quinta, 23. A abordagem será do doutorando, Danilo Souza Ferreira com a palestra: Padre João José Marques Guimarães - A Memória e o patrimônio como um lugar de afeto. Em seguida, o doutor Hudson Martins ministrará sobre - Memória e Patrimônio de Padre Antônio Ribeiro Pinto em Urucânia.
Dia 24, 18h haverá a exibição do vídeo - Passados Cruzados – Uma breve análise iconográfica do teto da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Em seguida, acontece a Conferência: Potencialidades do Patrimônio em São Gonçalo do Rio Abaixo com a doutora Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto e a palestra: Design e preservação do patrimônio imaterial com a mestra, Adriana Paiva de Assis.