Educação intensifica atividades remotas em São Gonçalo do Rio Abaixo

Educação intensifica atividades remotas em São Gonçalo do Rio Abaixo

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo intensificou, a partir da segunda quinzena de junho, os trabalhos com atividades remotas e o atendimento aos alunos e famílias. A ação objetiva manter o vínculo dos estudantes com a escola, permitindo que mantenham uma rotina básica de atividades escolares, mesmo afastados do ambiente escolar, contribuindo assim, para evitar o retrocesso de aprendizagem. Todas as atividades que a Secretaria vem desenvolvendo estão amparadas pela Resolução 474/2020 do Conselho Estadual de Educação (CEE), publicada no último dia 8 de maio.

 

Mesmo antes da Resolução 474, a Secretaria iniciou ações junto aos alunos e famílias com o objetivo de manter o vínculo. Em abril foram publicadas rotinas com sugestões de atividades a serem realizadas em casa para a educação infantil e o ensino fundamental. Em maio, as escolas criaram os grupos de WhatsApp por turma, para favorecer a interação com os alunos e as famílias. Os professores postaram vídeos e algumas propostas de trabalho, de acordo com o ano de escolaridade. Com a publicação dos Planos de Estudo Tutorado (PETs) e a preocupação que o material chegasse a todos os alunos da rede, a Secretaria Municipal de Educação imprimiu e realizou um cronograma para a entrega a cada aluno.

 

As atividades serão validadas como carga horária referente ao ano letivo de 2020, evitando o prejuízo na progressão da vida escolar e o cumprimento do ano letivo. Devido à importância da relação professor-aluno e com o material em mãos para realizar atividades em casa, fez-se necessário que os professores retornassem remotamente às suas atividades, intensificando o atendimento aos alunos nos grupos de WhatsApp, seguindo o horário de trabalho. Esse atendimento visa esclarecer dúvidas em relação às propostas, orientar os pais na realização das atividades com as crianças, propor atividades complementares e manutenção do vínculo.

 

A professora Arethusa da Costa Carvalho avalia a importância das atividades remotas. “É necessário investir em estratégias que, de certa forma, amenizem toda essa nova realidade. Nossa intenção é fortalecer o vínculo com as crianças e suas famílias, oferecer propostas interessantes, prazerosas e mostrar que mesmo afastados e diante dos desafios que está sendo ensinar a distância, estamos juntos”, ressalta.

 

A Secretaria Municipal de Educação tem mantido contato com os professores e diretores da rede, através de webconferências e reuniões online, seguindo assim as orientações de isolamento social. De acordo com a secretária de Educação, Maria do Rosário Melges (Zarinha), as reuniões on-line promovem reflexões acerca das práticas pedagógicas e contribuem no processo de ensino-aprendizagem. “Precisamos ajudar nossos alunos e famílias a perceberem que, mesmo sem sair de casa, eles podem se encantar pelo conhecimento. Que aprender é uma coisa absolutamente fantástica”, observa Zarinha

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/