Educadores têm reencontro com raízes são-gonçalenses

Educação Patrimonial tem reforço com visita a bens tombados pelo Iepha

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo através das secretarias de Educação e Cultura e setor de Patrimônio realizaram na última sexta-feira, 13, uma visita a diversos bens patrimoniais tombados no município. Cerca de 62 profissionais da rede de ensino das áreas de Artes, História e Geografia, além de pedagogos visitaram alguns bens materiais apresentados pelo servidores do setor de Patrimônio.

O primeiro bem visitado foi a Fazenda Brejaúba, construída em 1863. Um lugar que remete a uma viagem no tempo e de uma história ligada as origens do sexto presidente da República, Afonso Penna. Adquirida em 1984 através de Leilão por Alberto Cipriano Fernandes foi tombada em 2006. O grupo dividido em 10 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da fazenda, apresentados pelo coordenador do setor patrimonial, Danilo Souza Ferreira e pelos servidores Rinaldo de Oliveira, Edson de Oliveira e Márcia Dias.  

A filha de Cipriano, Ana Clara Fernandes deu às boas-vindas aos visitantes, como era de costume de seu pai, falecido recentemente. Muito emocionada, relatou sobre a importância da fazenda para a família, ainda mais agora com a perda do patriarca e de mais três familiares a pouco tempo. Relatou que era a alegria do pai receber visitantes e que o momento era uma homenagem à memória do mesmo. Era a primeira vez que a anfitriã retornava ao local, após quatro meses em luto.

Outro bem visitado foi a igreja de São Sebastião em Vargem Alegre. No local foi relatado um pouco da história da construção e desafios para a manutenção do Bem, tombado em 2008. Já no centro da cidade a igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante teve sua história desmembrada, juntamente com seus arredores como a gruta construída por padre João e o Cruzeiro, erguido em 1871 para marcar as Santas Missões Franciscanas.    

A apreciação de outros bens tombados da cidade continuará em outro encontro, com data a ser definida. O Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), já certificou nove bens da cidade. Além da Fazenda Brejaúba, Igreja São Sebastião em Vargem Alegre e a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, também são tombados: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Santa Efigênia, Centro Pastoral, Imagem de Nossa Senhora do Rosário e Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia e São Jorge Guerreiro. Este último o único bem imaterial tombado no município.

Nívia Leles/ACOM/PSGRA

Momento em que os educadores recebiam informações sobre móveis e instalações da Fazenda.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/