Saúde conclui testagem em massa de profissionais da linha de frente

Saúde conclui testagem em massa de profissionais da linha de frente

Ao todo, 205 pessoas foram testadas, via teste rápido. Dois profissionais testaram positivo, entretanto, já estão curados. Santa Bárbara é um dos primeiros municípios da região a concluir este tipo de ação.

 

Em massa. Ao longo das últimas semanas, a Secretaria de Saúde testou todos os profissionais considerados linha de frente, diante deste cenário de Coronavírus. A ação, além de protetiva, se faz necessária como um monitoramento dos servidores da Saúde, diretamente impactados em suas rotinas de trabalho, em um contato mais próximo com a pandemia, em virtude de exercerem atividades na área salutar.

 

Testados. Ao todo, 205 profissionais, nas funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Atendente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Coordenador de Processos e Serviços, Dentista, Diretor, Enfermeiro, Escriturário, Estagiário, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gerente de Divisão, Médico, Motorista, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional e Veterinário, foram testados. Dois profissionais testaram positivo, entretanto, já estão curados.

 

ENTENDA COMO FUNCIONA A TESTAGEM PARA O CORONAVÍRUS

 

Neste contexto de pandemia, existem três formas de o indivíduo ser testado, no que diz respeito à epidemiologia. São elas, RT-PCR, teste rápido ou sorologia.

 

RT-PCR. Este tipo de exame é recomendado para pacientes sintomáticos, no início da infecção, identificando o RNA Viral. O período recomendado para coleta é do 3º ao 5º dia de sintomas.

Assim sendo, o teste não é indicado para os pacientes assintomáticos, visto que, há possibilidade de haver um falso negativo.

 

Teste rápido. É um exame que identifica os anticorpos (mecanismos de defesa) IgM e IgG e não o vírus em si, indicando, deste modo, que o indivíduo entrou em contato com o vírus. A sua realização é indicada a partir do 8º dia de sintomas.

 

Sorologia. Assim como o teste rápido, o teste sorológico verifica resposta imunológica, ou seja, a defesa do organismo em relação ao vírus, a partir da detecção dos anticorpos, IgA, IgM e IgG, em pessoas que tiveram contato com o SARS-COV2. Para maior sensibilidade do teste é recomendada a sua realização pelo menos 10 dias após o início dos sintomas.

 

Anticorpos. O IgM identifica que o indivíduo está na fase inicial da infecção, havendo a possibilidade de transmissão, mesmo com anticorpos. Já o IgA positivo também indica que o indivíduo está no início da doença e teve contato com o vírus nas últimas semanas. Este anticorpo vem antes do IgM.

 

Já o IgG indica que o indivíduo já está na fase final da doença. Isto significa que a pessoa já teve o Coronavírus, mas não transmite mais.

 

 

 

É crime. O paciente suspeito ou testado positivo para a Covid-19 que insistir em sair de casa está cometendo um crime, previsto no artigo 268 do Código Penal, que diz respeito a infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

 

A pena é de um mês a um ano de detenção e multa. É importante esclarecer que muitos casos de Covid-19 podem ocorrer sem sintomas, mas ainda assim devem realizar o isolamento domiciliar, já que também transmitem a doença (mesmo que assintomáticos).

 

MS orienta. O Ministério da Saúde orienta que os testes rápidos positivos devem ser considerados como casos confirmados. Assim sendo, todos os resultados de exames positivos precisam ser notificados à Vigilância em Saúde, que deve, por sua vez, notificar à Secretaria Estadual de Saúde e divulgá-los em seus boletins diários. Diante disso, os boletins divulgados pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara também trazem esses casos como confirmados.

 

ODS. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da ONU, especificamente, ao número 3(Saúde e Bem-Estar).

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/