Aulas em João Monlevade podem retornar a partir de setembro

Decreto estabelece regras para as atividades de ensino e adaptações já estão sendo realizadas nas escolas municipais

 

Segundo o novo decreto 88/2021 publicado na quarta-feira (7) pela Prefeitura de João Monlevade, as aulas no município podem retornar a partir de setembro, com regras e protocolos sanitários para as atividades desempenhadas dentro das escolas. As instituições de ensino funcionarão de acordo com os protocolos do programa estadual Minas Consciente e da Secretaria Municipal de Educação, tendo como parâmetro a abertura gradual e progressiva das escolas.

De acordo com as novas regras, creches e educação infantil podem voltar suas atividades em 22 de setembro e as aulas do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), e a Educação para Jovens e Adultos Fundamental (EJA), no dia 29 de setembro. Já as escolas de ensino médio, profissionalizantes e EJA médio poderão retornar no dia 5 de outubro e o ensino superior e pós-gradução no dia 7 de outubro.

Cursos livres - Os cursos livres, além das atividades extracurriculares também podem retornar com capacidade máxima de 50%, seguindo as normas dos protocolos sanitários contra a Covid-19.

São consideradas atividades extracurriculares: lazer e esportes, ensino de arte e cultura, música, idiomas, dança, informática, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, cursos preparatório para concursos e vestibulares. As aulas práticas e laboratoriais de forma presencial poderão retornar sob a condição do corpo docente estar devidamente vacinado para atendimento ao aluno.

Adaptações – A Secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração informa que a rede municipal de ensino já está recebendo todas as adaptações para atender aos protocolos sanitários como marcações de distanciamento social, além dos insumos para garantir a segurança dos profissionais e alunos (máscara, álcool em gel e sabonete líquido). Maria do Sagrado explica que todos os profissionais da rede de ensino municipal passarão por treinamento antes do retorno.

Dados – Segundo dados da Secretaria de Educação de João Monlevade, a rede municipal de ensino conta com 6.143 alunos, além de 800 servidores da área. Já a rede estadual conta com aproximadamente 7 mil alunos e a particular com cerca de 3.500 estudantes.

Eleição de diretores– Uma das propostas de campanha do atual governo municipal é a realização de eleições para diretores das escolas municipais. O processo ainda não ocorreu devido a pandemia da Covid-19. No entanto, a secretaria de Educação tem planejado como será a escolha dos novos diretores pela comunidade escolar. 

Link do decreto municipal: https://pmjm.mg.gov.br/legislacaoView/?id=4178

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/