São Gonçalo não registra casos de dengue e LIRA é de 1,5

Cuidados para não armazenar água em vasos e outros recipientes devem continuar.

São Gonçalo não registra casos de dengue e LIRA é de 1,5

 

Em tempos de pandemia da COVID-19, os cuidados para evitar outras doenças podem ficar de lado, mas em São Gonçalo do Rio Abaixo, isso não acontece. A Vigilância em Saúde (VISA) não registra casos de dengue desde o início de 2021. De acordo com o órgão foram registradas 25 notificações suspeitas da doença, entre essas, oito de não-munícipes, mas nenhum caso foi confirmado.

Em janeiro e março a VISA realizou pesquisa do Levantamento de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA). O índice do levantamento está em 1,5 considerado de médio risco, conforme classificação da Secretaria de Estado em Saúde. Foram vistoriados 499 domicílios em bairros determinados pelo sistema, que também determina os meses em que haverá novas vistorias.

Mesmo assim, a Vigilância alerta sobre a necessidade de continuar mantendo os cuidados como: tampar os tonéis e caixas d'água, manter as calhas dos telhados sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, lixeiras bem tampadas, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, entre outras ações.

Vale ressaltar que o mosquito tem proliferado também em meses de temperaturas mais amenas e transmite, além da dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

Nívia Martins

 

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/