Atividade entre Secretaria de Meio Ambiente e escolas incentiva preservação da água
Crianças e adolescentes fizeram pesquisa, ilustrações e mostraram o que pensam para o futuro
As crianças e os adolescentes podem ser agentes de mudança quando o assunto é preservar o planeta para as futuras gerações. E quando se trata de cuidar da água, pequenas ações cotidianas fazem uma grande diferença, principalmente em relação à proteção e preservação desse recurso essencial à vida.
Dentro dessa proposta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Escola Municipal Centro Educacional de João Monlevade e a Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec), desenvolvem parceria com atividades voltadas à conscientização dos alunos e de suas famílias utilizando propostas lúdicas que estimulam, ainda, habilidades dos estudantes.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva, explica que a parceria com as escolas integra a proposta da pasta gerida por ele de desenvolver várias ações durante o ano relacionadas à proteção e cuidado com a água em João Monlevade.
"Cuidar da água agora é proteger as gerações futuras. Vamos tentar desenvolver nas crianças e nos adolescentes a consciência de que nossa água precisa ser preservada, pois é um de nossos maiores bens. As atividades desenvolvidas têm o intuito de destacar a importância do recurso natural, reforçando os cuidados necessários para prevenção da água. Além disso, precisamos utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensar nossas ações em relação ao meio ambiente”, defende Samuel, que ponderou que nesse momento singular, a reflexão e a ação são mais do que necessárias.
Atividades virtuais
As atividades desenvolvidas pelos alunos ocorreram de forma virtual. Os trabalhos foram enviados aos professores, que disponibilizaram as atividades para a Secretaria de Meio Ambiente. Na Amec, crianças de 6 a 10 anos (2º ao 5º ano do ensino fundamental) e no Centro Educacional, alunos de 11 a 15 anos (6º ao 9º ano do ensino fundamental), se engajaram na proposta.
A diretora da Amec, Karina de Souza Faria, contou que todos os anos a escola propõe aos alunos projetos que incentivam a reflexão sobre o espaço que o homem ocupa. Em 2021, a proposta se ampliou e a discussão com os alunos ganham mais conotações, como ameaças, perdas e morte.
"Pensamos a água como gotas de vida e nesta perspectiva percebemos todas as possibilidades de vida, esperança e futuro. Nossas crianças pesquisaram a importância da água para toda a forma de vida e também se informaram sobre a constituição do corpo humano e as consequências de sua presença e de sua ausência. Muito mais que apontar as falhas e as faltas, oportunizamos com esta ação pensarmos as esperanças e materializarmos em forma de produção artística o que queremos ser e ter para o futuro", explicou Karina.
A coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Sandra Mendes Gandra de Freitas, enfatizou que a água é um tema presente nas discussões, debates e rodas de conversas no contexto escolar. "A abordagem é sempre na perspectiva de reconhecer sua importância para a sobrevivência. A escola tem em suas atribuições o papel de desenvolver habilidades na construção de hábitos saudáveis", pontuou a educadora.
Sandra também enalteceu a importância da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente na atividade. É essencial estimular os alunos a serem multiplicadores das aprendizagens em seus ambientes de convívio. A partir do convite da secretaria, planejamos ações com o tema "Água: alimento sagrado", que se efetivaram em belas produções. O universo escolar é um celeiro artístico e pensar nessas múltiplas formas de expressões é engajar em parcerias com essas intencionalidades", falou.
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