Sábado foi dia de mutirão de limpeza no Areão

Funcionários do Parque Ecológico e da Secretaria de Obras retiraram oito caminhões de lixo somente na parte fechada do local



Um mutirão de limpeza foi realizado na manhã desse sábado (27), no Parque do Areão.
Funcionários do local e da Secretaria de Obras participaram do trabalho que teve início às 7h,  se estendendo até as 15h.

A limpeza foi concentrada apenas na área fechada do parque de onde foram retirados oito caminhões de entulho com os mais diversos tipos de materiais – colchões, sofás, restos de móveis, televisores, muito lixo doméstico e todo tipo de sucatas de provenientes de residências.

Valendo ressaltar que muito entulho foi incorporado ao terreno – como resto de construção, devido a dificuldade de retirá-los.

No final da parte da manhã, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT) e a primeira dama Rosângela Ribeiro, juntamente do vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) e o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Belmar Diniz (PT), estiveram visitando o local e vistoriando o trabalho.

Para o prefeito, o Areão é uma das obras prioritárias de seu governo devido a importância do Parque para a vida da cidade, já que João Monlevade não conta hoje com nenhum espaço voltado ao lazer da população.

Obras no Areão

Em sua primeira gestão, 1997 – 2000, Dr. Laércio promoveu uma série de intervenções no Areão, objetivando transformá-lo no espaço de lazer e educação ambiental da cidade.

Entretanto, o local ficou totalmente abandonado de 2001 a 2009, quando o então prefeito Gustavo Prandini assumiu e iniciou uma série de intervenções no parque, investindo cerca de R$ 1 milhão – em pavimentação, iluminação, reforma da Casa do Numear, do Espelho D´Água e revitalização de parte do espaço, que, após 2012, permaneceu abandonado mais uma vez até o momento, exceto utilizado para grandes eventos, fato que desagradava grande parte da população.  

O local também virou ponto de bota fora com muitos usando o lugar para descarte ilegal de lixo.

Para o vereador Belmar Diniz, a revitalização do Parque do Areão é mais que uma obra que a cidade merece. Segundo ele, se trata de um sonho, já que foi seu pai, o ex-prefeito Leonardo Diniz, que deu início a tudo com a revitalização do local que, na época, era sinônimo de transtorno para todo entorno do espaço e para o centro de Carneirinhos.

Comissão de Revitalização

Uma comissão foi criada pelo prefeito para promover a revitalização no parque.

Os trabalhos da comissão envolvem desde a limpeza do local, primeiro passo para o desenvolvimento do projeto, passando pela elaboração de um termo de referência que irá balizar a criação de um projeto amplo para todo espaço e ainda o envolvimento de toda comunidade – que no momento não está sendo possível devido a pandemia do coronavirus, mas que dentro de algumas semanas poderá participar virtualmente.

Próximas etapas

Após a limpeza bruta, o parque passará por uma limpeza mais refinada – com podas, roçada e limpeza de trilhas, restauração das áreas degradadas, recuperação de nascentes além da reconstituição de toda rede elétrica do local – quando será recuperada a iluminação das vias que são utilizadas pela população.

A recuperação da “Casa do Numear” também é prioridade, onde a mesma será utilizada como base para os demais trabalhos a serem realizados.

Após concluída a limpeza e revitalização de espaços na parte inferior do parque, os trabalhos se voltaram à parte superior com regulação do uso das vias que ligam os bairros Satélites e Lourdes.
 
 
Fotos: Dindão Acom/PMJM

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/