João Monlevade fortalece agenda de inovação com visitas técnicas

 

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, tem intensificado as ações voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico do município. Nas últimas semanas, a pasta realizou importantes visitas técnicas a instituições de referência na região, ampliando o diálogo e a construção de parcerias estratégicas.

Na manhã desta quarta-feira (24), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Drummond de Melo, esteve em Ouro Preto acompanhado do diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea/Ufop) Wagner Cury, pelo gerente da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) Iarlei Quintão, e por uma equipe de professores, em visita à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Ouro Preto (Incultec/Ufop) e ao HUB de Inovação Francisca Mina, instalado no IFMG.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Projetos Estratégicos de Ouro Preto, Felipe Guerra, pela diretora de Inovação e Tecnologia, Mara Rocha, além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e da Incultec.

Durante a agenda, foram apresentadas iniciativas e projetos voltados ao empreendedorismo, à inovação e ao desenvolvimento econômico regional, além do funcionamento da incubadora e do HUB de inovação. O encontro permitiu a troca de experiências e o debate sobre estratégias capazes de estimular novos negócios e fortalecer a conexão entre universidades, poder público e setor produtivo.

Já no último dia 17, o secretário realizou uma visita técnica ao Centro Tecnológico (CTec) da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – Unidade João Monlevade, localizada no bairro Baú. A agenda teve como objetivo conhecer a estrutura de laboratórios e equipamentos da instituição e identificar oportunidades de cooperação entre a universidade e o município.

A equipe da Secretaria foi recebida pela direção da Uemg e pelos responsáveis pelo Ctec, que apresentaram os diversos laboratórios especializados nas áreas de caracterização e microscopia de materiais, tratamento de minérios, ensaios mecânicos, soldagem, solos e materiais de construção, entre outros ambientes que podem contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e prestação de serviços tecnológicos para empresas locais.

Segundo o secretário Eduardo Drummond de Melo, as visitas reforçam o compromisso da administração municipal em aproximar o poder público das instituições de ensino e pesquisa, criando um ambiente favorável à inovação e à geração de oportunidades. “João Monlevade possui um enorme potencial de desenvolvimento baseado no conhecimento e na inovação. Nosso objetivo é construir pontes entre as universidades, as empresas e o poder público, promovendo iniciativas que gerem emprego, renda e novas oportunidades para a população. Conhecer experiências bem-sucedidas e fortalecer parcerias é um passo importante para consolidarmos uma agenda de desenvolvimento sustentável e inovador para o município”, destacou o secretário.

Visita ao Hub Regional de Saúde e Bem-estar fortalece integração regional

Outro importante encontro foi no último dia 15 de junho, quando o secretário Eduardo Drumond também participou de uma visita técnica ao Hub Regional de Saúde e Bem-estar (HUSB), em Itabira. A agenda contou com a participação da presidente do CP10, Elizete Vidal, e de alunos da disciplina de Empreendedorismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), fortalecendo a integração entre poder público, entidades representativas e meio acadêmico.

Durante a visita, a comitiva conheceu a proposta do HUB, iniciativa voltada à conexão entre saúde, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional. O espaço busca integrar instituições, fomentar pesquisas, tecnologias e o uso de dados voltados à promoção do bem-estar da população, além de estimular a criação e o fortalecimento de novos negócios no segmento da saúde.

A programação também possibilitou o contato com ações de inovação e formação empreendedora, aproximando os estudantes de experiências práticas ligadas ao desenvolvimento de soluções para desafios reais do território. A iniciativa reforça a importância da cooperação regional para impulsionar ambientes de inovação capazes de gerar impacto social e desenvolvimento econômico sustentável.

Comentários

👉 Na Boca do Povo Comunicações – a notícia do povão, para o povão!