Seminário Junho Violeta reúne cerca de 200 participantes e reforça a defesa dos direitos da pessoa idosa em João Monlevade

 

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta quinta-feira (25) o Seminário Junho Violeta, no Teatro Antônio Gonçalves, do Centro Educacional. A iniciativa foi promovida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Dona Preta e Bem Viver e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), integrantes de grupos de convivência, participantes das atividades de ginástica e membros da comunidade. A ação integrou a campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

A abertura foi conduzida pela secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Souza, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância das ações desenvolvidas ao longo do ano pela pasta, em parceria com a rede de proteção e garantia de direitos.

Também presente no seminário, a vereadora e líder do Governo na Câmara Municipal, Maria do Sagrado (PT), ressaltou a relevância dos investimentos em políticas públicas voltadas à população idosa e reforçou a necessidade de denunciar qualquer forma de violência ou violação de direitos por meio do Disque 100, canal gratuito e anônimo de denúncias.

A programação contou com a palestra da promotora de Justiça da Comarca de João Monlevade, Dra. Júlia Baccarini, que abordou o tema “O papel do Ministério Público no enfrentamento às violações de direitos das pessoas idosas”. Durante sua apresentação, foram apresentados dados que apontam maior incidência de denúncias relacionadas à violência psicológica em comparação à violência física. Segundo a promotora, esse cenário também pode refletir os avanços das campanhas de conscientização promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com a rede de atendimento e proteção.

Na sequência, a assistente social do Cras Dona Preta e conselheira do CMDPI, Leilane Caroline de Freitas, ministrou a palestra “Políticas Públicas de Prevenção à Violação dos Direitos da Pessoa Idosa”. Em sua fala, destacou a importância dos grupos de convivência e do Programa Conviver para a promoção da qualidade de vida, da participação social e do fortalecimento da autonomia dos idosos. “Temos avançado significativamente, mas ainda precisamos fortalecer a implementação do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas idosas e pessoas com deficiência, ampliar a política de cuidados e consolidar os serviços de convivência”, destacou a palestrante.

A psicóloga Adriana Amorim, do Cras Dona Preta, também contribuiu para o debate com a palestra “Prevenção ao Isolamento Social da Pessoa Idosa: fortalecendo vínculos, promovendo autonomia e qualidade de vida”. Após a apresentação, diversos idosos compartilharam relatos emocionantes sobre a importância dos grupos de convivência para a prevenção do isolamento social, o fortalecimento das relações interpessoais e a melhoria da qualidade de vida.

Encerrando a programação, o público acompanhou uma animada apresentação dos grupos coordenados por Pepê, da Secretaria Municipal de Esportes, além de uma emocionante intervenção artística realizada pela Apae, que foi calorosamente aplaudida pelos presentes.

O Seminário Junho Violeta reafirmou o compromisso de João Monlevade com a promoção do envelhecimento ativo, saudável e digno, fortalecendo a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, do respeito e da garantia dos direitos da pessoa idosa.

Comentários

👉 Na Boca do Povo Comunicações – a notícia do povão, para o povão!