São Gonçalo cria material didático próprio para a rede municipal de ensino

São Gonçalo cria material didático próprio para a rede municipal de ensino

 

Devido ao ensino remoto provocado pela Pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está elaborando todo o planejamento e a criação do material didático e pedagógico da rede municipal de ensino, o Plano de Estudo Tutorado (PET).

 

Ao longo de 2020, a secretaria utilizou o PET fornecido pelo Estado. A ideia de criar um material próprio surgiu por esforços da equipe pedagógica da secretaria, com a intenção de padronizar o ensino remoto no município, levando as mesmas atividades para todas as escolas da rede, atendendo as especificidades de toda a comunidade escolar.

 

O PET consiste em apostilas de orientação de estudo e atividades por etapas da educação infantil e ano de escolaridade (Educação Infantil 1 e 2 e 1º ao 9º ano do ensino fundamental). Os conteúdos são baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que os alunos e os professores trabalhem ao longo do período de isolamento social.

 

Vale ressaltar que cada município tem autonomia para produzir seu próprio PET, desde que sejam atendidas as exigências da Secretaria Estadual de Educação. No caso de São Gonçalo, ele é elaborado com a participação de todos os professores e equipe pedagógica, que dividem suas tarefas entre a criação do plano e o atendimento aos alunos no período de aula, através de grupos de whatsapp. O material está pronto e já sendo distribuído aos alunos.

 

“Quero destacar o empenho e a disponibilidade dos professores por estarem na linha de frente da produção dos materiais e no acompanhamento da realização dessas atividades pelos alunos. E o envolvimento dos pais nesse processo de ensino e aprendizagem é de extrema importância para amenizar as perdas provocadas pelo ensino remoto”, disse a secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/