Dr. Laércio e Fabrício reforçam apoio a Reforma Psiquiátrica

Dr. Laércio e Fabrício reforçam apoio a Reforma Psiquiátrica

Em visita ao Serviço Mental de Saúde (Sésamo), na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) endossaram a carta de apoio e defesa da Reforma Psiquiátrica Brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Direcionado aos prefeitos de todo o país, o documento é uma iniciativa da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Fórum Mineiro de Saúde Mental, Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam) e diversas entidades engajadas na luta antimanicomial.

A carta foi elaborada para sensibilizar os gestores municipais contra o corte de recursos destinados as políticas antimanicomial, fato que tem resultado na desarticulação da rede de atenção psicossocial, que abrange os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), tais como o Sésamo de João Monlevade.

Ao entregar o documento, a coordenadora da Saúde Mental do município, Eliana Bicalho, explicou que devido a diminuição dos recursos, a reforma psiquiátrica passa por um momento delicado. Desde 2011 que os Caps não recebem qualquer aumento financeiro nas verbas destinadas ao serviço.

“No fim de 2020, o Ministério da Saúde propôs a revogação de mais de 100 portarias ministeriais sobre saúde mental e atenção psicossocial que causaria um grande retrocesso no setor. O ministério recuou após as manifestações de diversas entidades”, argumentou.

Compromisso

Além de receberem a carta durante a visita ao Sésamo, o prefeito e o vice conheceram os pacientes do serviço mental de João Monlevade e os servidores públicos que trabalham no setor.

Laércio Ribeiro parabenizou os funcionários pelo trabalho em meio as dificuldades que o serviço vem enfrentando. O prefeito recordou o compromisso de sua gestão de investir no Sésamo.

“É um serviço que para nós é muito importante, porque fomos um dos primeiros municípios a implantá-lo, ainda na gestão do ex-prefeito Leonardo Diniz (PT). Por este motivo, João Monlevade tornou-se referência na luta antimanicomial”, salientou.

Atendimento
Atualmente o Sésamo realiza uma média de 30 a 40 atendimentos diários e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. A equipe é formada por três psiquiatras, quatro psicólogos, um enfermeiro, um auxiliar administrativo, um vigia, um terapeuta ocupacional, dois farmacêuticos, cinco técnicos em enfermagem e um motorista.

O Sésamo atende casos graves em saúde mental, pacientes em crises e casos de urgência. São oferecidos atendimentos psicológicos e psiquiátricos, além de atendimento em domicílio, terapia ocupacional, enfermagem e cuidados farmacêuticos.

Além do prefeito e do vice-prefeito, participaram da visita a secretária de Saúde, Mirellié Marcenes Santos e a primeira dama Rosângela Ribeiro. 

 

Crédito - Sérgio Henrique Braga - Acom/PMJM 

 

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/