Prefeitura melhora transporte para doadores de sangue

Prefeitura melhora transporte para doadores de sangue

 

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu melhorias no transporte para que doadores de sangue possam se deslocar até a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) em Belo Horizonte, disponibilizando um ônibus com capacidade maior de passageiros.

Ao todo já foram realizadas três viagens desde o início do ano, em apoio as campanhas de doações de sangue ocorridas no município. O veículo foi disponibilizado nos sábados 30 de janeiro; 6 de fevereiro e mais recentemente no dia 13 de fevereiro.

Apesar do ônibus ter lugar para cerca de 49 pessoas, o veículo tem circulado com uma média de 30 passageiros, respeitando os protocolos sanitários de distanciamento, para enfrentamento à Covid-19.

A secretaria adjunta de Saúde, Simone Borba, falou sobre a decisão da atual administração de auxiliar os doadores de sangue. “É uma demanda que apresentamos para a administração, que considerou importante dar apoio a esta iniciativa. Isso também demonstra a confiança do prefeito nas nossas propostas”, concluiu.


Conquista de todos

Se por um lado pessoas abnegadas se dispõe a doar “vida”, através da doação de sangue, por outro nem sempre o apoio se apresentava à altura. Tão logo iniciou a nova administração, obstáculos para atender os doadores foram encontrados – frota sucateada, sem licitação para fornecimento do transporte dentre outras barreiras impostas pela burocracia do serviço público.

Entretanto, seguindo a filosofia do novo governo, de abraçar toda parceria propositiva, vários setores da administração se uniram na busca de uma solução - Assessoria de Governo, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Administração e Secretaria de Saúde - resolvendo a demanda e superando as expectativas dos organizadores da campanha.

O governo estuda agora a melhor forma para manter essa parceria oferecendo uma estrutura digna de quem já faz muito pela vida.

Saiba mais

As campanhas de doações são organizadas pelo grupo “Doadores Voluntários de Vida e Esperança”. Responsável pelo grupo, a técnica em radiologia Jaine Mara Gomes destacou a importância do gesto. “O objetivo desta iniciativa é salvar vidas. Precisamos conscientizar as pessoas para a importância destas doações”, afirmou.

Além do ônibus, a Prefeitura também fornece água para os doadores, por meio do Departamento de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE). Já o lanche é arrecadado junto ao comércio, através do trabalho desenvolvido pelo grupo coordenado por Jaine Gomes.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/