Dona Rita Moreira Bicalho recebe o Diploma Centenários na Câmara
Em discurso, Dona Rita agradeceu a Deus pela dádiva de completar 100 anos de vida e à Câmara Municipal pela concessão do Diploma Centenários, destacando, com emoção, a indicação do vereador Thiago Titó e o carinho recebido. Dona Rita ressaltou o sentimento de reconhecimento e pertencimento à comunidade monlevadense, cidade que escolheu para criar sua família e onde seus filhos e descendentes construíram suas histórias em diferentes áreas da sociedade.
Falando em nome da família, o neto Gabriel Bicalho, destacou o orgulho da família ao ver a trajetória da avó reconhecida pelo Legislativo, ressaltando que sua história se confunde com a própria história do município.
Gabriel relembrou a origem mineira de dona Rita, sua atuação como professora, empreendedora e pioneira no desenvolvimento de João Monlevade, ao lado do esposo Zezé. Destacou ainda sua força ao criar 11 filhos, acolher gerações de netos e bisnetos, sua profunda fé e dedicação ao próximo, além de sua lucidez e vitalidade aos 100 anos. Segundo ele, a homenagem representa não apenas a longevidade, mas o legado de amor, sabedoria e serviço deixado por dona Rita, que segue inspirando toda a família e a comunidade.
O vereador Thiago Titó, destacou a alegria e o orgulho em ser o autor da homenagem, ressaltando que a celebração representa um momento memorável para a Câmara e para toda a cidade. Ele lembrou que a iniciativa do diploma teve origem em projeto do ex-vereador Gentil Bicalho, filho da homenageada. Ainda em sua fala, Thiago Titó relembrou a contribuição de dona Rita e de sua família para o progresso do município, destacando o espírito visionário, a superação após a viuvez precoce, a dedicação à família e a forte religiosidade.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro e a Vice-prefeita Dorinha Machado, também fizeram uso da palavra para parabenizar a homenageada. Por fim, o presidente da casa, Fernando Linhares, afirmou que a homenageada é exemplo de vida plena e de valores que atravessam gerações, com contribuições relevantes para o fortalecimento de João Monlevade. Fernando também ressaltou que o centenário representa não apenas a longevidade, mas um legado de sabedoria, generosidade e inspiração para toda a cidade.
Sobre a homenageada

