Secretaria de Assistência Social promove ações em alusão ao Agosto Lilás

 

Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo diversas ações em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. As iniciativas também ampliam o debate sobre outras formas de violência, com foco na proteção de crianças, adolescentes e mulheres no município.

Na noite da última quinta-feira (21), os catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição participaram de uma capacitação sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, promovida pela coordenação catequética em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A palestra foi conduzida pela coordenadora do CreasTatiana Meireles, que abordou os diferentes tipos de violência, sinais e sintomas que podem indicar situações de abuso, além da importância da escuta especializada e dos canais de denúncia. “Em 11 anos de coordenação, essa foi a primeira vez que o Creas foi convidado por uma Igreja para tratar sobre esta temática. Essa abertura é muito importante, pois a Igreja Católica trabalha diretamente com crianças e adolescentes e precisa estar preparada para lidar com situações de violência”, destacou Tatiana.

A coordenadora paroquial da Catequese, Maria Goretti Soares Alexandrino, reforçou a relevância da formação. “O encontro veio num momento em que estamos ouvindo falar de diversos casos de abusos. As vezes a criança relata que ocorreu com um coleguinha, mas na verdade trata-se dela mesma. É preciso dar continuidade a esse trabalho em todas as Pastorais. Como disse o Papa Francisco, temos a missão de acolher e ajudar aqueles que nos pedem socorro em situações tão delicadas. Precisamos ter serenidade para lidar com essas questões”, relatou.

Roda de Conversa
Ainda no dia 21 de agosto, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social - Cras Dona Preta e a equipe E-Multi, da Secretaria de Saúde, promoveram uma Roda de Conversa na Comunidade Santa Rita, também em alusão ao Agosto Lilás. O encontro buscou dialogar com a comunidade sobre formas de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Comentários

👉 Na Boca do Povo Comunicações – a notícia do povão, para o povão!