Vereadores aprovam realização de duas audiências públicas

Dois requerimentos solicitando audiências públicas na Câmara Municipal de João Monlevade foram aprovados na reunião ordinária desta quarta-feira (2). O primeiro deles, de autoria dos vereadores Belmar Diniz (PT) e Revetrie Teixeira (MDB), propõe a realização de uma audiência para discutir a Política Municipal de Esporte e Lazer. A proposta é dos vereadores
O objetivo, segundo os parlamentares, é promover um amplo debate com a sociedade sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, além da criação do Programa Bolsa Atleta no município. A iniciativa surge após o recebimento do Projeto de Lei nº 1.560/2025, de autoria do Executivo, que trata dessas temáticas.
Também foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Bruno Cabeção (Avante) solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a implantação de itinerário e pontos de parada do transporte coletivo urbano no novo loteamento Mirante das Águas e em ruas das imediações do bairro Loanda.
De acordo com Bruno, o objetivo da audiência é ouvir moradores, autoridades municipais e representantes da empresa responsável pelo transporte público, buscando soluções para garantir o acesso digno à mobilidade urbana na região. A proposta atende a reiteradas solicitações dos moradores das ruas Janaúba, Boa Vista, Jordânia, Unaí, Almenara, Sebastião de Abreu Silva, Maria Joana dos Santos, Travessa Três, Januária e vias adjacentes, que ainda não contam com atendimento adequado do transporte coletivo.
Ainda segundo o autor, desde 2023, ele tem cobrado do Poder Executivo a inclusão do Mirante das Águas no itinerário dos ônibus. Entretanto, segundo ele, a administração ainda não adotou medidas efetivas para resolver a situação. Bruno Cabeção destaca que o direito à mobilidade urbana é garantido pelo Plano Diretor do município (Lei nº 1.686/2006) e que a audiência pública será uma oportunidade de diálogo direto entre população, autoridades e a concessionária de transporte.
As datas para a realização das audiências públicas ainda não foram agendadas.