XI Conferência Municipal de Saúde debate prioridades para uma cidade saudável em São Gonçalo do Rio Abaixo

 

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira (14/04) a XI Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural. Com o tema “Saúde em Primeiro Lugar: Prioridades e Ações para uma Cidade Saudável”, o evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, conselheiros e comunidade para discutir políticas públicas e propor melhorias para o sistema de saúde do município. 

A abertura do evento contou com a presença Marlon Túlio Pessoa Costa, presidente da Câmara de Vereadores, Nélia Maria Tonelli Carvalho, secretária de Saúde (representando o prefeito Nozinho) e Marinésia Auxiliadora Moreira Torres, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância da participação popular na construção de políticas públicas eficientes e acessíveis.

Após a composição da mesa, os participantes prestigiaram uma apresentação cultural das Lavadeiras da Prainha, grupo que resgata tradições locais. Em seguida, foi lido e aprovado o Regimento Interno da conferência, que estabeleceu as diretrizes para os debates. 

Avaliação de propostas e palestras 

Um dos momentos importantes foi a revisão das propostas aprovadas na Conferência Municipal de Saúde de 2021. O objetivo foi avaliar os avanços e identificar desafios ainda não superados. 

Na sequência, o doutor Helian Nunes de Oliveira, médico psiquiatra e professor da UFMG, ministrou a palestra “Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora”, abordando a importância do cuidado psicológico no ambiente laboral. Já Fernanda Pires, terapeuta ocupacional e especialista em saúde pública, falou sobre “Os Benefícios das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Promoção da Qualidade de Vida”, destacando terapias como yoga, auriculoterapia e meditação como aliadas da saúde coletiva. 

Os participantes ainda se reuniram em plenária para discutir e votar as propostas que serão incluídas no Relatório Final da conferência, documento que servirá de base para as políticas de saúde no município. Ao final, foi lida e aprovada a Moção Final, sintetizando as principais deliberações. 

Comentários