Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ministra aulas virtuais para jovens músicos

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ministra aulas virtuais para jovens músicos

Os alunos do Programa Vale Música ganharam um reforço especial durante a quarentena com as aulas on-line da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Por meio da Academia Virtual da Orquestra, os músicos estão ministrando aulas individuais, aulas coletivas e masterclasses para estudantes do Vale Música Belém, no Pará, do Instituto Moinho Cultural, no Mato Grosso do Sul, e do Vale Música Serra, no Espírito Santo. As aulas vão ocorrer ao longo de todo ano.

A ação é uma iniciativa da Vale que conta com a parceria de orquestras profissionais para fomentar, por meio do Programa Vale Música, a capacitação de jovens músicos de escolas públicas do país. O maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica, comemora a parceria. "Dentro da missão educativa de formação musical e de acesso à música clássica essencial à Filarmônica, ficamos extremamente felizes com a oportunidade de chegarmos com nossos músicos-professores a várias regiões do Brasil. É uma iniciativa digna de aplausos. Esperamos que ela se amplie e se fortaleça no objetivo de todos apostarem na cultura como forma de transformação da sociedade".

Este é o segundo ano de execução do Programa Vale Música, que segue com o objetivo de incentivar a formação musical por meio da criação de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina via Lei Federal de Incentivo à Cultura. No último ano, cerca de mil alunos de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Espírito Santo participaram de intercâmbios, residências musicais, além de apresentações integradas com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Ouro Preto.

"Faz parte da missão da Vale investir em cultura e apoiar ações que incentivam e fortalecem a música de concerto no Brasil. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento musical de jovens talentos da música por meio da conexão com as maiores orquestras do país. Aprimoramos os estudos, o repertório, a visão de mundo e refletimos sobre a nossa diversidade", explica Christiana Saldanha, gerente de Patrocínios da Vale.

Apoio a projetos
A Vale é uma mineradora global que acredita no potencial transformador da cultura e do conhecimento. No primeiro semestre de 2020, a empresa investiu, somente em Minas Gerais, R$ 1,8 milhão em projetos sociais de apoio à educação, promoção da saúde e geração de renda.

Na área cultural, o Memorial Minas Gerais Vale, localizado em Belo Horizonte (MG), está realizando virtualmente uma programação artística e educativa durante a quarentena, além de um tour on-line disponível no site do museu. Os conteúdos podem ser acessados em Libras.

Esses dados integram a última edição do Balanço Vale+, que traz as ações sociais, ambientais e econômicas desenvolvidas pela Vale em Minas Gerais no primeiro semestre de 2020. Acesse o relatório completo em www.vale.com/mg.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Criada em 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta regularmente em sua sede (Sala Minas Gerais), além de cidades do interior do estado e outras capitais do país. Patrocinada pela Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é considerada uma das principais orquestras do Brasil e da América Latina, tendo recebido diversos prêmios artísticos-culturais e de desenvolvimento econômico.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/