Plano de Saneamento Básico de SGRA: audiência aponta gasto de 478,5 L por pessoa ao dia

 

A Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu a primeira Audiência Pública da Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, nessa quinta-feira (14). Realizada pelo Comitê Executivo Local e a Prefeitura, a sessão apresentou as primeiras impressões da equipe técnica contratada e uma projeção para o futuro do serviço, na cidade. E reuniu moradores, vereadores, servidores e técnicos para ouvir a comunidade e coletar sugestões.

“Acesso a água e tratamento de esgoto são necessidades básicas da população. E um serviço adequado é o caminho para o crescimento de São Gonçalo com qualidade de vida. Queremos fazer parte dessa discussão e estamos de portas abertas para dialogar com todos”, ressaltou o Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT).

O diagnóstico apresentado pela empresa responsável pelos estudos técnicos aponta para um uso exagerado de água na cidade, com uma média de 478,5 litros para uma pessoa, por dia. Isso significa que, em dois dias, um São-Gonçalense usa o equivalente a uma piscina de mi litros, que cabem quatro pessoas. Em um mês, são quase 14,5 mil litros gastos. São quatro vezes o gasto recomendado. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene e 3,3 mil litros de água por mês (cerca).

O número pegou de surpresa os participantes. “É preciso regular”, disse o Engenheiro Wagner Melillo, representante da Objetiva (Grupo Projeta), empresa contratada para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico. A Prefeitura disponibilizará em seu site um espaço para receber sugestões e contribuições para o saneamento básico por um período de 20 dias.

Estiveram presentes os vereadores Diego Ribeiro, Lulu, Marlon Túlio Costa, Cássio Rodigues, Juninho de Edirlei e Kito Bicalho.

Comentários