Vereadores aprovam proposta que institui a Política Municipal de Combate à Obesidade e à Gordofobia
Durante a reunião desta quarta-feira, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei Nº 1.402/2023, que institui a "Política Municipal de Combate à Obesidade e à Gordofobia" no município. O projeto, proposto pelo vereador Gustavo Prandini (PCdoB), busca implementar ações eficazes para a redução de peso, o combate à obesidade e à obesidade mórbida na população.
A Política Municipal de Combate à Obesidade estabelece diretrizes abrangentes, visando promover programas e projetos intersetoriais que garantam o direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas. O projeto também destaca a importância do combate à obesidade infantil, a utilização de locais públicos para implementar a política, a promoção de campanhas de conscientização, o estímulo ao aleitamento materno e o combate à gordofobia, entre outros.
Segundo Prandini, a iniciativa é uma resposta ao aumento significativo do número de pessoas com sobrepeso e obesidade em todo o país, destacando os hábitos alimentares prejudiciais e o sedentarismo como principais fatores. Ele enfatizou que a prevenção desde a infância é crucial para combater a obesidade e suas consequências.
O projeto também propõe medidas específicas, como a destinação de assentos adequados para pessoas com obesidade em locais públicos, prioridade em programas habitacionais subsidiados, e a obrigação de hospitais e unidades médicas de disponibilizar equipamentos de acessibilidade para atendimento de pacientes com obesidade.