Programação “Agosto Lilás” incentiva a mulher a falar sobre violência doméstica

 

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, envolve toda sua rede de atendimento para promover com recursos do Programa Valorizar da Vale as atividades do “Agosto Lilás”. Esse ano o lema da campanha é “Quando a violência doméstica é escondida, não falada, mais invisível torna-se o problema”.

Esta semana a programação teve início na terça com abertura prestigiada pelo prefeito Raimundo Nonato de Barcelos que ressaltou a importância de se falar do tema. “A violência contra a mulher tem sido mais denunciada devido a ações como a dessa campanha, a qual esclarece ao público feminino sobre seus direitos e aponta os caminhos para que elas adquiram qualidade em seus relacionamentos, pautados no respeito”, comentou.

Até essa quinta, 17, às beneficiárias da Associação de Assistência Social de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aassgra) foi palco de todas as manifestações da campanha. A sede da Associação foi devidamente preparada para receber palestras e oficinas.

Na abertura, o tema “Promoção e empoderamento das mulheres” foi abordado pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Cleidiane Mara de Araújo e pela psicóloga da unidade, Lorena Lage Caldeira.

Na quarta, 16, as beneficiárias puderam aprender técnicas de Kokedama, através das capacitadoras, Vanessa Rodrigues e Marcella Santos do Programa de Educação Ambiental da Vale. Trata-se de um método de cultivo de origem japonesa, sustentável e bastante utilizado no paisagismo, uma possível fonte de renda para as participantes.

A semana foi encerrada com a palestra “Serviços de Saúde e a violência contra a mulher”, na qual a assistente social da Secretaria de Saúde, Jamila Souza Gonçalves frisou sobre a rede de apoio à mulher no município e como o público feminino tende a ser diminuído na sociedade.

Na próxima semana, a programação continua com palestras orientativas e inauguração da Escola da Beleza.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/