Reconstrução do SUAS é discutida em Conferência Municipal de Assistência Social
A reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o centro do debate na 12ª Conferência de Assistência Social realizada nesta quinta-feira (29), pela Prefeitura de João Monlevade e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal).
A conferência teve como tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento foi aberto com discurso do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante).
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito recordou que João Monlevade não possuía lei que regulamentava o SUAS no município. “Foi a nossa administração, liderada pelo nosso prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), quem elaborou a lei por meio da Secretaria de Assistência Social e a sancionou logo após ela ser aprovada na Câmara Municipal, regulamentando o SUAS em nosso município”, destacou.
A secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, enfatizou que a conferência tem uma importância fundamental para discutir as políticas da área social. “É através da conferência que vamos ouvir a sociedade civil, para construirmos o SUAS que queremos. Porque só conseguiremos fazer a política da assistência social, escutando as pessoas”, salientou.
A presidente do CMAS, Virgínia Lima, explicou que a conferência permite que a sociedade retome alguns espaços que foram perdidos nos últimos anos. “Que bom que agora conseguimos retomar estes espaços e estamos podendo pensar nas políticas sociais que nós queremos”, argumentou.
A Conferência Municipal de Assistência Social definiu propostas que serão apresentadas nas conferências estadual e nacional. Também foram eleitos os delegados que representarão João Monlevade na conferência estadual. No período da manhã a conferência contou com a palestra da Assistente Social Especialista em Políticas Sociais e Gestão Pública, Júlia Restori. No período da tarde foram feitas a apresentação de propostas para votação.
Também prestigiaram a conferência o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o secretário de Administração, Gilberto Barcelos, e o secretário de Esportes, Samir Gomes.