Posto Avançado Bombeiros Militar soma 2471 atendimentos em um ano de instalação em São Gonçalo
O Posto Avançado de Bombeiros Militar de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou cerca de 2471 atendimentos de ocorrências em menos de um ano de instalação em São Gonçalo do Rio Abaixo. Prestes a completar um ano no dia 28 de junho, próxima quarta, os 18 profissionais comandados pelo Subtenente Anderson Santos promoveram ações em diversas vertentes. Um ganho para a cidade, já que permitiu o aumento da segurança e a diminuição do tempo de resposta no atendimento aos moradores da cidade e do Médio Piracicaba, principalmente os municípios cortados pela BR-381.
As ocorrências compreendem ações de Defesa Civil, palestras de prevenção a incêndios e primeiros socorros em empresas e escolas, busca e salvamento de pessoas e animais perdidos ou em local de risco, desencarceramento de vítimas presas às ferragens em acidentes automobilístico ou com membros presos em maquinários, atendimento pré-hospitalar de resgate, empenho do helicóptero Arcanjo para transporte de feridos até Belo Horizonte e combate a incêndios em residências, veículos e incêndios florestais.
Foram treinados 527 servidores da rede municipal de Educação como Brigadistas Orgânicos. Eles receberam treinamento teórico e prático em noções de primeiros socorros e combate a princípio de incêndio. Os servidores, em sua maioria professores de crianças e adolescentes, aprenderam a técnica para desengasgar adultos, crianças e bebes, aprenderam a identificar uma parada cardíaca e executar as manobras de reanimação. Utilizaram extintores de incêndio e hidrantes para aprenderem a dar a primeira resposta em uma eventual situação de emergência.
Funcionários de empresas públicas e privadas da região também foram treinados como Brigadistas e aprenderam a dar a melhor resposta até a chegada do Corpo de Bombeiros.
MOTORISTAS E ESTUDANTES BEM INFORMADOS SOBRE SEGURANÇA
Também os motoristas do transporte escolar do município foram capacitados no curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros pelos Bombeiros Militares.
E os adolescentes não ficaram de fora. Todas as turmas do 7º e 9º Anos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) tiveram um momento de treinamento e conversa com um militar do Corpo de Bombeiros quando puderam tirar dúvidas sobre segurança, além de aprender dicas de primeiros socorros e uso correto do extintor de incêndio.
APRENDER DE FORMA LÚDICA
O mascote “Foguinho” visitou as escolas de educação infantil do município levando diversão e conhecimento de forma lúdica às crianças. Crianças de creches municipais tiveram a oportunidade de conhecer o quartel em uma visita que mostrou a rotina dos bombeiros e as viaturas.