Projetos para concessão de homenagens são aprovados na Câmara
Na reunião ordinária desta quarta-feira, 21/06, os vereadores aprovaram dois projetos de resolução. Um deles concede título de Cidadania Honorária e o outro Honra ao Mérito além de uma moção de aplausos. Os vereadores Gustavo Maciel (Podemos) e Marquinho Dornelas (PDT) participaram de forma remota. Já os parlamentares Belmar Diniz (PT) e Rael Alves (PSDB) justificaram ausência.
De iniciativa do vereador Leles Pontes (Republicanos), foi aprovado o projeto de Resolução nº 468/2023. A matéria concede o Título de Cidadão Honorário do Município de João Monlevade ao senhor Walter Fernandes Carneiro.
Segundo Leles, a homenagem é como reconhecimento do povo monlevadense, pelo empreendedorismo e contribuição do senhor Walter para o desenvolvimento econômico e social da cidade e na geração de emprego e renda.
Em 1979 decidiu desligar-se da sociedade para empreender seu próprio negócio, fundando então a Cor chapas.
Ao longo da sua vida dedicou-se a vários trabalhos sociais sendo o principal deles a participação na diretoria do Floresta Clube (Antigo Caça e Pesca) durante aproximadamente vinte e cinco anos.
Já o projeto de resolução 469/2023 é de autoria do vereador Marquinho Dornelas e concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Depósito Katuny Ltda – Katuny Shopping da Construção. Segundo o vereador, a homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense pela excelência dos serviços e atendimento diferenciado oferecido aos clientes, por valorizar a inserção de mulheres no mercado de trabalho e pelo importante trabalho social de apoio a entidades do Município.
O Deposito Katuny iniciou as atividades em 1989 tendo como idealizadores os casal Sebastião e Neide. Em 2005, o depósito foi instalado em sede própria. Em 2012 a empresa passou a integrar a Rede GMais, contando com grande variedade de produtos para a construção civil.
se destacou pelo seu quadro de funcionários majoritariamente feminino. Atualmente são 23 três funcionários diretos, sendo oito homens e quinze mulheres.
No setor social, a empresa contribui mensamente com as instituições: Casa de Missões, APAE e Colônia Bom Samaritano. Vale destacar também a ação social promovida pela empresa em parceria com a arquiteta Larissa Reis, onde foram doados todo o material para reforma de quatro ambientes de casa, beneficiando quatro famílias diferentes na cidade.
Por fim, também foi aprovada a moção de aplausos 77, ao Grupo RG Pneus. A matéria é de iniciativa do vereador Pastor Lieberth, pelos relevantes trabalhos que a empresa vem realizando no município e região, contribuindo na geração de empregos e renda, construindo uma sociedade mais justa e igualitária.
O Grupo RG Pneus é uma empresa mineira líder no comercio varejista e atacadista de pneus, peças, acessórios e serviços mecânicos, que atua há 34 anos na região. Aa empresa foi fundada por Genilton Cicero Machado e Edna Torres Machado. No segmento de varejo, a RG Pneus tem sua matriz em João Monlevade, 10 filiais, 2 Truck´s Center e uma reformadora de pneus. As filiais estão localizadas nas cidades de Itabira, Timóteo, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora, Muriaé, Barbacena e Governador Valadares.
No ramo atacadista, a sede também é no município e comercializa produtos em mais de 1/3 do estado, nas regiões do Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata e parte da região metropolitana, totalizando cerca de 300 cidades.
Mais aprovações
Em primeiro turno, foi aprovado o substitutivo ao projeto de lei nº 1.320/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB). A matéria estabelece obrigatoriedade do Poder Público utilizar veículos movidos por energia limpa.
A proposta prevê que até 31 de julho de 2033, a frota de veículos de transporte de passageiros, própria ou contratada por licitação, destinada a prestação de serviços públicos municipais, seja composta totalmente por veículos movidos por energia limpa. Conforme consta no projeto, a troca dos veículos deverá ser feita de forma gradual, priorizando a troca dos veículos mais desgastados e com maior tempo de uso.
De acordo com o autor, o substitutivo é para adequar a matéria às emendas já apresentadas durante a tramitação junto às comissões da Casa. Prandini ainda destacou que apesar da obrigatoriedade ser apenas daqui 10 anos, “é preciso olhar para o futuro e iniciar um processo para que isto ocorra”. Ele ainda ressaltou que futuramente, caso o município não consiga fazer as trocas no prazo estabelecido, este período pode ser prolongado.
O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), lembrou que o projeto já possui uma emenda que será votada em segundo turno prevendo a extensão do prazo de implantação para janeiro de 2047.
O parlamentar Revetrie Teixeira (MDB), parabenizou o autor pela iniciativa. “Projetos para a área ambiental sempre terão o meu apoio. Caminhamos para um futuro em que se não respeitar o Meio Ambiente a humanidade poderá pagar sérias consequências”.
O vereador Vanderlei Miranda (PL) votou contrário à matéria. Segundo ele, apesar da proposta ser interessante, há outros projetos mais urgentes que já foram aprovados pela Casa e que precisam ser sancionados pelo Executivo.
Também na reunião, os parlamentares aprovaram o projeto de lei nº 1.358/2023, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas, que denomina de David Roosevelt Linhares, a avenida “E” localizada no bairro Sion.
De acordo com Dornelas, David é natural de Alvinópolis, mas mudou para João Monlevade em 1953. Ele já trabalhou como auxiliar em um jornal da cidade e atuou no setor de Comunicação da Prefeitura e como secretário de administração do governo do ex-prefeito Antônio Gonçalves. Posteriormente, fundou a empresa Ferreira Junior. David faleceu em março de 2020.