São Gonçalo do Rio Abaixo monitora notificações e promove novos testes contra a COVID-19

São Gonçalo do Rio Abaixo monitora notificações e promove novos testes contra a COVID-19

São Gonçalo do Rio Abaixo monitora notificações

e promove novos testes contra a COVID-19

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e equipe da Vigilância Epidemiológica, segue em alerta máximo diante das confirmações de COVID-19 constatadas na segunda (18) e na terça-feira (19). Monitoramento de pacientes positivados e testagem de profissionais da área de saúde são algumas das ações prioritárias em andamento.

Conforme amplamente divulgado pela Secretaria de Saúde, nos dois dias 71 pessoas foram testadas contra a COVID-19, culminando com a notificação de três moradores de São Gonçalo, além da confirmação de outros cinco casos de domiciliados em cidades vizinhas que exercem atividades profissionais da área de Saúde de São Gonçalo.

Competem aos municípios onde residem os pacientes com teste positivo da doença promoverem os devidos monitoramentos, conforme esclarece a coordenadora da Visa, Elaine Fagundes. “A orientação é que esse monitoramento seja feito por telefone e na ocasião também assistimos os contatos próximos, as pessoas com as quais os positivados tiveram proximidade nos últimos sete dias”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Luciana Bicalho acompanha de perto a evolução de possíveis novos casos. “A realização dos testes permite avaliar a realidade da situação e por isso optamos por comprar os exames desde o início da pandemia. Porem só foram entregues essa semana. O laboratório municipal está priorizando os testes dos profissionais que tiveram contato de trabalho com os casos positivos em São Gonçalo. Estamos avaliando também a necessidade da testagem dos contatos pessoais para ampliarmos ao máximo as margens de segurança da população”, salienta Luciana.

O prefeito Antônio Carlos também segue atento ao cenário do município. “Estamos enfrentando essa pandemia promovendo todas as ações possíveis para minimizarmos ao máximo a possibilidade de contaminações. Vamos continuar com o que compete ao poder público, mas é necessário que todo o cidadão faça sua parte, evite sair de casa e se precisar sair use máscara”, reforça o chefe do Executivo.

 

Testes

A remessa de testes realizada dias 18 e 19 constatou que dentre os oito casos positivos, três notificações são de profissionais que atuam no PA e o quarto caso é de paciente que trabalha em outro setor da Saúde. Já o paciente que está internado teve diagnóstico não relacionado à COVID-19, são eles:

18/05 (Segunda-feira):

1. 35 anos, sexo masculino, residente em João Monlevade - MG

2. 25 anos, sexo feminino, residente em Itabira - MG

3. 36 anos, sexo feminino, residente em São Gonçalo do Rio Abaixo - MG (segue em isolamento domiciliar)

4. 70 anos, sexo masculino, residente em São Gonçalo do Rio Abaixo - MG (constatou IGG POSITIVO, ou seja, teve a doença há mais de 15 dias, mas segue internado por outro motivo)

 

19/05 (Terça-feira):

1.    43 anos, feminino, João Monlevade

2.    37 anos, feminino, São Gonçalo do Rio Abaixo

3.    42 anos, feminino, João Monlevade

4.    37 anos, feminino, João Monlevade

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/