Câmara Mirim retorna em São Gonçalo para promover consciência política entre crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de São Gonçalo anuncia o retorno do projeto Câmara Mirim, em 2023. O programa tem como objetivo promover a política de conscientização entre estudantes do 6º ao 9º ano, matriculados na rede de ensino da cidade. Representantes do Legislativo visitaram a Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos e o Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo para explicar o processo eleitoral, etapa que faz parte do cronograma da atividade do programa.

A eleição dos nove alunos que participarão da edição 2023 acontecerá no dia 23 de maio. O programa de cidadania e política de formação simula as atividades legislativas e levam os jovens a refletir sobre a importância das ações da Casa para melhoria da qualidade de vida da população e o bem-estar dos são-gonçalenses. “Essa é uma oportunidade valiosa para os jovens estudantes aprenderem sobre cidadania e participação ativa na política!”, explica o Presidente da Câmara, vereador Diego Ribeiro.

A visita foi realizada por membros da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e o Procurador Jurídico da Casa, Argemiro Castro, para esclarecer dúvidas dos estudantes e incentivar seu engajamento no processo eleitoral. Com a intenção de fortalecer a voz da juventude e envolvê-los na construção de uma São Gonçalo melhor, o projeto Câmara Mirim proporciona uma experiência única para que os jovens sejam ouvidos e se envolvam no processo democrático.

Paralisada desde 2020 devido à pandemia da Covid-19, a Câmara Mirim é uma oportunidade significativa para que crianças e adolescentes se tornem agentes de mudança, confiantes para a construção de uma sociedade mais justa e participativa. Ao estimular a consciência política desde cedo, a Câmara Municipal de São Gonçalo demonstra seu compromisso com a formação cidadã e o fortalecimento da democracia local.

Comentários