Escolas de São Gonçalo recebem título AMIGA DA NATUREZA
Mais de 8 toneladas de materiais recicláveis descartados adequadamente beneficiam o meio ambiente e os trabalhadores da coleta seletiva
Plantar uma semente de amor e respeito à natureza desde os primeiros anos de vida escolar das crianças. Com esse objetivo, a disciplina Educação Ambiental foi inserida na matriz curricular das escolas: Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos, Ioleide Aparecida Pessoa Araújo, Vargem Alegre e Manoel Gonçalves Moreira, ambas agraciadas essa semana com o título ESCOLA AMIGA DA NATUREZA. O reconhecimento se deu ao conjunto de ações de conscientização e práticas ambientais promovidas através da disciplina. Os resultados quantitativos destacam-se pelo recolhimento de 8079 quilos de recicláveis.
“O projeto ESCOLA AMIGA DA NATUREZA desenvolvido através da inserção da disciplina Educação Ambiental contribui efetivamente para a conscientização da população quanto aos cuidados com o Meio Ambiente, sendo um passo importante para colocar São Gonçalo no conceito de Cidade Inteligente”, disse o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos.
O projeto, desenvolvido nas escolas municipais em 2022 promoveu: a intensificação da coleta seletiva, o desenvolvimento de uma cultura sustentável na comunidade escolar, a vivência e interação dos alunos nos espaços diversificados do município como o aterro sanitário, viveiro de mudas e nascentes, reflexão dos problemas ambientais e a importância da relação harmônica do homem com a natureza.
Para a secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, o sucesso do projeto Escola Amiga da Natureza deu-se também a integração entre os setores das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, engajamento da equipe de trabalho e participação da comunidade escolar.