Homenagem marca inauguração da UBS Pacas em São Gonçalo do Rio Abaixo

Homenagem marca inauguração da UBS Pacas em São Gonçalo do Rio Abaixo

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, entregou na manhã de hoje (12) a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Vicente Soares Filho, da localidade de Santa Rita de Pacas. O antigo PSF, inaugurado em 1988, foi demolido dando lugar a um novo espaço com arquitetura moderna e ampliada. A solenidade foi restrita a poucos convidados e marcada por homenagens aos familiares do saudoso José Vicente, carinhosamente conhecido por Zezé.

O médico Rogério Bicalho, filho do homenageado, discursou em nome da família e lembrou da trajetória do pai na área da saúde. “Papai foi vereador, vice-prefeito (...) e tinha vontade de ser médico. Foi bom comerciante, bom empreendedor, mas exercia a medicina de uma forma informal através de livros de estudos. Ele exercia tudo isso com muita alegria, segundo conta minha mãe”, explicou.

Aos 95 anos, a senhora Rita Bicalho – viúva do homenageado – prestigiou a inauguração em companhia de filhos e netos. José Vicente morreu aos 49 anos e a honraria foi motivo de satisfação. “Nós agradecemos em nome da família a Prefeitura Municipal por esta expansão (...). Pra nós é motivo de orgulho e satisfação, de agradecimento e reconhecimento em nome da família, em nome da comunidade pelos trabalhos que o senhor (prefeito Antônio Carlos) vem desenvolvendo à frente da Prefeitura”, enfatizou o médico Rogério.

 

Obra

Dados do Ministério da Saúde apontam que as UBSs resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida. Orçada em R$367.305,50, a UBS conta com consultórios odontológico, ginecológico e de enfermagem, sala de curativos, recepção, banheiros, dentre outras acomodações. “Esta nova sede oferecerá à comunidade um atendimento mais humanizado, com maior conforto e qualidade, que são fatores essenciais na área da saúde”, justificou o investimento, a secretária de Saúde, Aliete Ana Dias Vespasiano.

O prefeito Antônio Carlos também realçou a relevância da honraria. “Sinto-me lisonjeado por prestar esta homenagem a uma pessoa que além de ter prestado vários serviços ao município e à Santa Rita de Pacas, também contribuiu pela saúde de nossa cidade. Talvez esse seja um legado pelo fato de a família ter tantos médicos”, pontuou.  

A ministra da palavra Maria Elisa Bicalho e o pastor Rômulo Flávio abençoaram as instalações. A solenidade também contou com presenças dos vereadores Ailton de Figueiredo, Marcos Antônio Bicalho (Kito), Luciana Bicalho e Otávio Teixeira, além de funcionários da UBS e profissionais da Saúde do município.

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/