Prefeitura de João Monlevade inaugura CRAS Central no bairro Rosário
Unidade de Assistência Social terá abrangência de atendimento a 40 bairros
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central na tarde da última segunda-feira (30). O serviço funcionará na rua Armando Batista, nº 153, no bairro Rosário, próximo ao antigo Campo do Flamengo. O atendimento ao público no local será de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h.
Presente à solenidade de inauguração, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), afirmou que a unidade é de importância fundamental para o trabalho de assistência social no município. “É com grande satisfação que inauguramos o CRAS Central, sem dúvida, um marco para o trabalho social em João Monlevade. Tenho a plena certeza de que irá desenvolver um excelente trabalho, assim como o que já é realizado no Novo Cruzeiro. Parabenizo toda a equipe da Assistência Social por essa iniciativa”, destacou o prefeito.
Já o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), enfatizou sobre os investimentos realizados na assistência social na cidade. “Os maiores investimentos realizados na assistência social na história do nosso município foram feitos nos últimos dois anos. Isso demonstra nossa atenção com o setor, que é de extrema relevância e também mostra que estamos no caminho certo. Com o novo governo federal eleito, tenho a certeza de que mais recursos e parcerias importantes virão para João Monlevade”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (União Brasil), parabenizou o governo municipal pela inauguração e se colocou à disposição para a efetividade de parcerias entre Executivo e Legislativo em iniciativas em prol da população. “Me sinto muito feliz em estar aqui hoje em um momento tão significativo para os monlevadenses. O governo municipal demonstra, cada vez mais, que está cuidando das pessoas, e isso nos alegra. Posso afirmar que contem comigo e com a Câmara Municipal para desenvolver ações e projetos que beneficiem a população, sempre”, enfatizou.
Em sua fala, a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, não escondeu a emoção em inaugurar a nova unidade do CRAS. “Fica até difícil de se expressar, de falar. Sem dúvida, é um momento de grande satisfação e emoção para todos nós, da Assistência Social, que sabemos da importância de termos mais uma unidade do CRAS em nossa cidade. Sem dúvida, um avanço para a população que necessita dos serviços”, disse Marinete.
A assistente social monlevadense Simone Albuquerque, referência na área, que atuou na Prefeitura de João Monlevade e hoje é servidora no Executivo de Belo Horizonte, também salientou a inauguração do CRAS Central em mensagem enviada ao prefeito Dr. Laércio Ribeiro. “Nada pode ser mais importante para a reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) do que investir na proteção básica. É o CRAS o responsável pela oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios que ofertados de forma integrada previnem situações de violência e violação de direitos. É o CRAS a referência de proteção pró ativa e preventiva. É o CRAS o coração do SUAS! Parabéns pela conquista”, afirmou Simone, que fez parte da equipe de transição do novo governo federal na área de assistência social.
Na ocasião, foram entregues de forma simbólica cartões do Auxílio-Natalidade para algumas gestantes e mães. O Auxílio-Natalidade é mais um benefício social proveniente das ações do CRAS, que será entregue de forma oficial no mês de fevereiro em evento a ser agendado.
O CRAS
Considerado a porta de entrada da Assistência Social, o CRAS atua no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e entre seus principais serviços ofertados estão o acompanhamento familiar, os Grupos de Convivência, os Benefícios Eventuais, como o Cartão Cesta Cidadã, Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência, Encaminhamento para confecção de Documentação Civil, a atuação da equipe do CAD/Único (Bolsa Família), entre outros, sendo que os critérios para o acesso aos benefícios são definidos por lei e as famílias são atendidas conforme a área de abrangência.
Além da nova sede, João Monlevade conta com outra unidade do CRAS no bairro Novo Cruzeiro.
Presenças
Também estiveram presentes à solenidade de inauguração do CRAS Central o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Belmar Diniz (PT), o vereador Leles Pontes (Republicanos), a primeira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Ribeiro, o chefe de Gabinete, Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, a diretora-presidente da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, os secretários municipais de Administração, Gilberto Barcelos, de Meio Ambiente, Samuel Domingos, de Esportes e Lazer, Samir Gomes, de Saúde, Raquel Drumond, o diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, o procurador jurídico do município, Hugo Marques Martins, a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho, o secretário-adjunto de Obras, Ermelindo Martes, a coordenadora do CRAS Central, Patrícia Martins, representantes de entidades e de conselhos municipais, servidores municipais e convidados.