Prefeitura de João Monlevade reforça importância dos moradores receberem recenseadores do IBGE

 

Desde agosto do ano passado os recenseadores do IBGE trabalham em João Monlevade coletando dados para elaboração do Censo 2022. No entanto, os profissionais vêm enfrentando resistência de alguns moradores que não atendem ou não respondem com precisão os questionários.

Para reverter esse quadro, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) se reuniu com os responsáveis do IBGE que acompanham o processo de recenseamento na cidade, juntamente com representantes da Prefeitura de João Monlevade, para discutirem ações e reforçar o apoio ao trabalho dos profissionais.

“Quero pedir aos monlevadenses que abram as portas para os recenseadores. É importante que tenhamos um número exato de quantas pessoas moram em João Monlevade. É com base nesses dados que recebemos recursos para programas sociais, para planejarmos ações de saúde, educação e moradia popular”, frisou Dr. Laércio.

Dados sigilosos

Vale ressaltar que responder ao IBGE é um dever legal de todos os brasileiros. De acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, as pessoas que se recusarem poderão ser multados. A legislação ainda garante que os dados coletados pelo Instituto sejam sigilosos. Também não há o risco de se perder algum problema social devido às respostas passadas para o recenseador.

Os recenseadores estão identificados com crachás. Caso o morador suspeite da identidade do profissional, ele pode conferir os dados no site do IBGE (www.ibge.com.br) ou pelo telefone 0800 721 81 81.

Comentários