Transporte e Mobilidade são discutidos em oficina temática do Plano Diretor

 

A revisão do Plano Diretor de João Monlevade prevê o ordenamento da cidade sob vários aspectos. Um deles é a mobilidade urbana, que envolve trânsito de pedestres, diferentes meios de transporte, estacionamentos entre outros.

O assunto foi tema da segunda oficina da revisão do Plano Diretor, realizada pela Prefeitura de João Monlevade, nesta quarta-feira (18). O mediador do encontro, o engenheiro civil e especialista em trânsito e tráfego, Adalton Nascimento, fez apontamentos importantes para a melhoria da mobilidade na cidade. Entre elas, medidas para acessibilidade, ações que ampliam e aprimoraram o sistema de transporte público e de carga e descarga e o incentivo ao uso de outros modais na locomoção, como as bicicletas.

O profissional também apresentou alguns dados sobre o assunto, como o número de carros emplacados em João Monlevade, que chega a 46.404, para uma população de 80.903 habitantes. “Quanto mais pessoas optarem pelo transporte público, menos congestionamentos haverá nas ruas. Usar carro somente quando for necessário pode ser uma saída para descomplicar o trânsito na cidade”, endossou.

A revisão do Plano Diretor é executada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. O responsável pela pasta, o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), representando o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) na oficina, reforçou a importância da participação popular nas etapas para elaboração do novo documento. “O lugar de debater é aqui e o momento é agora. O tema é importantíssimo e João Monlevade precisa evoluir muito na questão do transporte público e da mobilidade urbana. Nós crescemos muito, mas de forma desordenada. O que estamos discutindo é justamente essa ordenação. Por isso a contribuição de toda comunidade é primordial”, destacou.

Presente no encontro, o vereador Revetrie Teixeira (MDB), que está cadeirante, elogiou o debate e sugeriu mais ações que permitam a acessibilidade dos deficientes físicos. “Muito pouco se fala do deficiente físico. É preciso pensar e construirmos juntos mais ações que visem a acessibilidade e mobilidade a todos. Não é só apresentar problemas, é discutir. Por isso a Câmara está aqui”, ponderou.

A participação dos parlamentares foi reforçada pelo presidente da Casa, vereador Fernando Linhares (União Brasil). “Oficinas são importantes para determinar, pautar e ajudar a construirmos diretrizes de como imaginamos a cidade para o futuro. É importante esta participação em conjunto dos poderes Legislativo, Executivo e sociedade civil organizada para trazermos ideias e inovações para o trânsito. É preciso que façamos o estudo principalmente desses novos loteamentos, pensar na acessibilidade do nosso município. A Câmara está de portas abertas para trabalhar o quanto antes para aprovar e propor melhorias no conjunto do Plano Diretor”, frisou.

Mais oficinas

Para realização da revisão do Plano Diretor estão previstas várias ações. Entre elas, reuniões técnicas, audiências públicas e consultas com a comunidade. Na próxima quarta-feira (25), mais dois temas serão abordados em oficinas temáticas: habitação e cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável. Para participar é preciso inscrição prévia no site da Prefeitura de João Monlevade. A comunidade também pode participar da revisão do Plano Diretor de forma online. Basta acessar o site: https://portais.pmjm.mg.gov.br/planodiretor/.

Comentários