Dr. Laércio Ribeiro participa da fundação do Samu Regional

Prefeito de Monlevade integra conselho do consórcio que vai gerir Samu


O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), participou da fundação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Samu Regional (CIS-URG). Na tarde dessa segunda-feira (19), o chefe do Executivo e a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, estiveram em Itabira, com prefeitos da região, para legalizar o consórcio que vai gerir o Samu Regional.
 

A reunião ocorreu no auditório da UniFuncesi, oportunidade em que foi eleito o conselho deliberativo do CIS-URG. Como Itabira será a sede da Central de Regulação do serviço, foi consenso entre os prefeitos que o itabirano Marco Antônio Lage presidisse o consórcio.
 

Completam o conselho, a prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho, como primeira vice-presidente; Dr. Laércio Ribeiro como segundo vice-presidente; a prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Aparecida de Ávila, como primeira secretária e o prefeito de Ferros, Raimundo Menezes de Carvalho Filho, como segundo secretário.
 

A secretaria executiva do Consórcio ficará a cargo da enfermeira Elisângela Regina Moreira, por indicação do presidente do conselho. Ela é servidora de carreira da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira.


Dr. Laércio Ribeiro enfatizou que a reunião foi um importante passo para a regionalização. “Há alguns anos nossa população sonha com o Samu, e a regionalização vai permitir que possamos atender mais essa demanda. É uma ação importantíssima para o nosso governo, para nossos munícipes e algo que fará grande diferença para a Saúde da nossa cidade”, afirmou.


Raquel Drumond voltou a destacar o esforço da atual administração em ações para elevar o nível da Saúde. “Este ano tem sido um período histórico para nós. Foi um ano de muitas realizações e a regionalização do Samu vem coroar o nosso trabalho. A nossa população merece”, afirmou.


Samu Regional

O Samu Regional é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e tem como objetivo ampliar o atendimento do serviço para 27 cidades, beneficiando uma população estimada de 460 mil pessoas.


A regionalização será mantida com 70% dos recursos do Governo do Estado, 6,94% do Governo Federal e 22% dos municípios. Além disso, as cidades que tiverem bases do Samu deverão arcar com os custos dos imóveis que sediarão o Samu.


João Monlevade, que vai abrigar umas das bases de apoio do programa, receberá dois veículos, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).


Sevor

Mesmo com a regionalização do Samu, a Prefeitura de João Monlevade vai manter a parceria com o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). Para a atual administração, os voluntários tem atuação de extrema relevância. O Sevor atendeu mais de 27 mil ocorrências desde que foi fundado, motivo pelo qual a Administração Municipal considera o atendimento imprescindível para os monlevadenses. 

Comentários

Arquivo de Notícias
Twitter
https://twitter.com/settings/widgets/