Alunos da rede municipal lançam o livro “Santa Bárbara, a cidade da gente”
Publicação foi escrita por José Santos e Selma Maria com a participação de alunos e professores da rede municipal de educação.
Foi realizado na manhã de ontem (15), no salão de eventos da Acisb/CDL, o evento de lançamento do livro “Santa Bárbara, a cidade da gente”. A obra foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa AngloGold Ashanti, produzido pelos escritores José Santos e Selma Maria. A obra também contou com a participação de alunos do 6º ano e professores de história da Rede Municipal de Ensino.
O livro conta a história e o patrimônio santa-barbarense, na forma de poesias, ilustrações e recortes. Para produzi-lo, estudantes e professores das escolas municipais investigaram e criaram textos sobre os bens materiais e imateriais que representam a cultura da cidade, além de falarem sobre a relação cotidiana da população com eles.
Em Santa Bárbara, o trabalho contemplou os seguintes bens: Centro Histórico, a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Igreja do Rosário dos Negros, a Cavalhada de Brumal, o Grupo de Congo de Santa Bárbara, o Modo de Fazer Boneca de Palha, a Casa do Mel, a Corporação Musical Santo Antônio, a Festa de Santo Antônio e a Serra do Caraça.
Estiveram presentes no lançamento e sessão de autógrafos, o Prefeito Alcemir Moreira; Vice-Prefeita Professora Dionir Rodrigues; Secretária de Educação, Melyna Neves; Professores, Diretores e Coordenadores; o Gerente de Operações da Mina Córrego do Sítio da AngloGold Ashanti, Paulo Vitor Belo, além de representantes do setor legislativo e do município.
O Projeto
A coleção “A cidade da gente” é um projeto que já passou por várias cidades brasileiras e sua publicação é graças a Lei de Incentivo à Cultura. Seu principal objetivo é fazer com que as crianças e adolescentes conheçam e valorizem os bens materiais e imateriais de onde vivem.
A ação também serve para incentivar a leitura e escrita dos estudantes em sala de aula, e dar a oportunidade de participarem da produção, divulgação e lançamento ao lado de escritores profissionais e renomados.
Planejamento Estratégico
O desenvolvimento dessa obra foi possível em virtude do Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030, que prevê o incentivo à leitura e escrita nos educandários e fomenta parcerias socioculturais com empresas privadas para garantir um ensino de qualidade nos níveis infantil e fundamental.
A proposta está alinhada ao pilar Educação da Gestão 5.0 e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, Educação de Qualidade.