Prefeitura realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Bárbara
O objetivo da conferência é obter avanços na política de garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção social, realizou no último dia 6, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Bárbara. O evento foi realizado no auditório do Centro de Empreendedorismo, Desenvolvimento Social e Segurança Pública — Cedesp.
O principal objetivo do encontro foi discutir propostas e estratégias que apontam as diretrizes para as diversas políticas setoriais nesta área, além de debater os avanços obtidos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes na cidade.
Palestra e abertura dos grupos de trabalho e eleição dos delegados
A palestra principal da conferência foi ministrada pela Cláudia Martinha, Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Neuro Psicopedagogia Clínica e Institucional. E o tema foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Após a conversa foi aberto cinco grupos que tiveram a incumbência de trabalhar com diferentes temas para serem debatidos pelos participantes. Com base no que foi discutido com o público presente, diversas propostas de melhorias foram apresentadas e levadas em votação pelo conselho.
Além disso, no mesmo encontro também foi feita a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Esta ação corresponde com o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0 e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 16 — Paz, Justiça e Instituições Eficazes.