Representantes da Unifei e Instituto Espinhaço visitam Parque do Areão

O Parque do Areão recebeu a visita de representantes da Unifei-Itabira e do Instituto Espinhaço, na tarde dessa terça-feira (14). O prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT), o chefe de Gabinete Geraldo Giovani, o secretário de Meio Ambiente Samuel Domingos, e o presidente da Comissão de Revitalização do Parque do Areão Geraldo Dindão Gonçalves, recepcionaram o professor Gláucio Marques, o graduando em engenharia ambiental Otávio Augusto (Unifei-Itabira) e o engenheiro agrônomo e supervisor de seleção de áreas do Instituto Espinhaço-MG, André Silva Nunes.

O encontro foi articulado por meio da parceria entre o projeto Expedição Piracicaba e a Unifei-Itabira, que por sua vez tem um convênio com o Instituto Espinhaço.

O objetivo da visita foi o reconhecimento do espaço e possível parceria institucional dentro do projeto “Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço” e o início das tratativas em torno de uma parceria para uma intervenção no Parque do Areão com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Durante a apresentação do espaço foi exposto aos visitantes um breve histórico do parque ecológico e as intervenções realizadas ao longo dos últimos 30 anos.

O prefeito Dr. Laércio falou sobre os projetos em andamento e da necessidade de revitalizar todo espaço e entrega-lo à comunidade. O secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, apresentou as recentes áreas que receberam mudas de espécies nativas e das demandas que o parque exige. Já Geraldo Giovani, que é também arquiteto, levantou junto aos visitantes as diversas possibilidades, algumas já em andamento, de aproveitamento dos espaços do parque, que conta com quase 30 hectares de área.

O supervisor de Seleção de Áreas do Instituto Espinhaço, a princípio aprovou as condições do local para receber as intervenções da associação, ficando de retornar para concluir alguns levantamentos para posteriormente, caso seja aprovado, iniciar as tratativas para fechar a parceria/convênio.

Comentários