8ª RODADA DO IEPHA E FÓRUM DISCUTEM A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 

São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu na quarta, 7, a 8ª Rodada do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e realizou o primeiro Fórum de Patrimônio Cultural. Foi um dia de troca de conhecimento e difusão da cultura local e de todo o Estado no Centro Cultural da cidade.

Gestores culturais de diversos municípios mineiros como Nova União, Contagem, Rio Casca, Dom Silvério, Dionísio, Divinópolis, Ouro Preto, Urucânia entre outras, prestigiaram o Fórum.

Na abertura do Forum, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), comentou sobre as ações desenvolvidas no setor de patrimônio. “Muitos passos já demos na preservação e valorização de nossa cultura tendo como base o que a história nos deixou”, frisou.

O evento teve a apresentação artística do grupo Lavadeiras da Prainha, além de palestras que promoveram a troca de experiências dos participantes.   Pela manhã, o diretor de promoção do Iepha, Luís Molinari, falou das “Políticas de Difusão do Patrimônio Cultural”, juntamente com o coordenador do setor de Patrimônio Cultural de São Gonçalo, Danilo de Souza. A analista Maíra Onofri Magalhães, o professor da Ufop Emílio Roscoe e o diretor do Museu Mineiro, Alisson Valentim trataram do tema “Patrimônio e Comunicação”.

Já a tarde, dentro da última rodada do Iepha de 2022 houve a dinâmica “Um patrimônio de palavras” dirigida pelo analista Breno Fonseca. Em seguida, a gerente de articulação com os municípios Ana Paula Trindade realizou um panorama do programa ICMS Patrimônio Cultural, com foco na portaria nº 35/2022. 

Comentários