Com casa cheia, Câmara concede título de Cidadão Honorário ao médico Meirelles

De iniciativa do vereador Leles Pontes (PR), e com aprovação de todos os parlamentares, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu na noite dessa quarta-feira, 30, o título de Cidadão Honorário ao médico Meirelles Pereira Júnior. De acordo com o autor da matéria, a homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense pela relevante atuação do Dr. Meirelles na área da medicina, buscando inovação e trabalhando com dedicação para oferecer um atendimento de qualidade e digno à população.

Meirelles é natural da cidade de Coronel Fabriciano e passou sua infância e adolescência na cidade de Belo Oriente, mais precisamente no distrito de Cachoeira Escura. Após se formar em medicina no ano de 2011, veio para João Monlevade trabalhar como plantonista no antigo Pronto Atendimento Municipal, além de assumir plantões no Hospital Margarida, por onde permaneceu por 3 anos. Durante esse período, se especializou em neurologia pela Faculdade de Ciências Médicas em Belo Horizonte.

Em discurso, o vereador Leles Pontes se mostrou bastante emocionado e falou da alegria em ser o autor da homenagem. “O Meirelles além de ser um excelente profissional é uma pessoa com o coração enorme. Sei dos desafios que ele precisou enfrentar para se tornar médico e hoje é uma referência na nossa região”.

Ainda em sua fala, Leles concedeu espaço para que o músico Ricardo Costa apresentasse uma canção em homenagem a Meirelles. Ricardo cantou a música com o título “O sonhador”, que segundo ele, ilustra a história do médico.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), parabenizou o homenageado e destacou o compromisso de Meirelles com a cidade. “Ele é um homem comprometido com a saúde e com o bem-estar da população de nossa cidade. Pela sua história de vida e por tantos outros motivos ele é merecedor desta homenagem que, na realidade, é o reconhecimento de uma cidadania construída por ele mesmo”.

Por sua vez, Meirelles agradeceu a honraria recebida, enfatizou o apoio da família para a concretização do sonho em ser médico e falou da emoção em ser reconhecido como cidadão honorário de João Monlevade. “Dos títulos que venho acumulando ao longo da minha vida e minha carreira, certamente a honraria dessa noite estará encabeçando como uma das mais relevantes”.

Na oportunidade, Meirelles anunciou que, na tarde dessa quarta feira, foi divulgada a lista dos novos integrantes para a Academia Brasileira de Neurologia, a qual o seu nome figurava entre os três brasileiros com formação Lato Sensu que conseguiram uma vaga na Academia.

 

Histórico do homenageado

Meirelles é natural da cidade de Coronel Fabriciano no vale do Aço. Filho de Zélia Lúcia Pereira e Joaquim Meirelles da Silva. Passou a sua infância e adolescência na cidade de Belo Oriente, mais precisamente no Distrito de Cachoeira Escura.

No ano de 2005, foi aprovado para o curso de medicina na Faculdade de Medicina do Vale do Aço. Meirelles conta que a notícia da aprovação veio repleta de várias dúvidas, entre elas em como arcar com os custos da faculdade. Com o apoio da família e do seu pai, que vendeu vários bens para mantê-lo na faculdade, Meirelles conseguiu se formar no ano de 2011.

Ele começou a trabalhar em João Monlevade como plantonista no antigo Pronto Atendimento Municipal e plantões no Hospital Margarida, por onde permaneceu por 3 anos. Durante esse período, se especializou em neurologia pela Faculdade de Ciências Médicas em Belo Horizonte.

Foi líder de turma por todo o curso de neurologia, onde deixou vários amigos. Frutos colhidos hoje, através de encaminhamentos gratuitos para avaliações subespecializadas com profissionais médicos na área de neurologia, alguns com formações acadêmicas do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

Meirelles vem conseguindo parcerias para nossos pacientes que precisam de neurocirurgias, profissional que não estão disponíveis no município. Ele encaminha os pacientes para as cidades de Ipatinga e para o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, sendo todos pacientes contemplados com cirurgias realizados pelo SUS através de seu contato com as instituições. Além disso, Meirelles dedica um dia da semana ao atendimento da CISMEPI, onde não mede esforços para estar ajudando seus pacientes.

Comentários