Educadores da rede municipal de João Monlevade vão receber formação pelo método Steam

A iniciativa da Fundação ArcelorMittal vai promover a formação dos professores da rede municipal de Educação a partir de fevereiro de 2023

 

No próximo ano letivo os professores da rede municipal de Educação de João Monlevade serão beneficiados com a formação  pelo método Steam.  A iniciativa da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional, conta com um extenso programa de formação para professores do país inteiro que prevê a integração de conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho.

 

O projeto foi recebido com grande alegria pelo prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e pela secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues. Eles participaram da formalização do projeto que ocorreu no evento Conexão Liga Steam, no dia 21 de novembro. O professor de matemática da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip) Haillisson Ferreira também esteve no local. Ele é um dos 50 professores que já passaram pela formação por conta do projeto de robótica, idealizado por ele.

 

Dr. Laércio Ribeiro destacou que a cidade foi uma das quatro escolhidas para o projeto em 2023. "O belo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de nossa cidade garantiu ao município uma das  vagas e isso demonstra a qualidade de ensino de nossa rede”, ressaltou o prefeito.

 

Para Maria do Sagrado, esse é um ganho para o município e a valorização da educação. “Nossa cidade foi escolhida por conta dos indicadores de aprendizagem de nossos alunos e da nossa relação com a Arcelor”, comentou.

 

Além de João Monlevade foram escolhidas as cidades de Itaúna (MG), Rezende (RJ) e São Francisco do Sul (SC) para receberem os ensinamentos em Stem.

 

 

Projeto - O objetivo do projeto é investir na formação do professor para que possa estimular o aluno em sala de aula a desenvolver um pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade, fortalecendo a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade. “Queremos que os selecionados sejam multiplicadores da abordagem na sua comunidade escolar, para contribuirmos cada vez mais com a educação no país”, diz Herik Marques, Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal. Ele explica que o projeto vai acontecer de forma online, com alguns encontros presenciais, e é fruto de uma parceria com a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 

Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem de educação Steam tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, a abordagem Steam busca formar estudantes para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa.  “Existe uma aderência muito grande da abordagem Steam com as bases curriculares oficiais do Brasil. Portanto, uma implementação articulada com o que os educadores precisam implementar na sala de aula tornaria ainda mais significativa a aprendizagem dos estudantes, valorizando o cenário da educação no país”, diz Lilian Bacich, diretora da Triade Educacional, parceira da Fundação ArcelorMittal no projeto. 

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