Nova versão do aplicativo PROX é baseado em contexto hidrológico de São Gonçalo

 

Na noite da última quinta-feira, 17, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Mining Hub, lançou a nova versão do aplicativo PROX, ferramenta desenvolvida para multiplicar o conceito de segurança nas comunidades residentes em áreas próximas a barragens.

São Gonçalo do Rio Abaixo foi fundamental nessa atualização. De acordo com a coordenadora de assuntos minerais e responsável pelo PROX, Aline Nunes, o redesenho do aplicativo foi feito a partir da participação de usuários são-gonçalenses. “A participação de São Gonçalo foi fundamental para a construção dessa versão do aplicativo. O novo PROX também é baseado no contexto hidrológico de São Gonçalo.”

Em sua fala, o vice-prefeito de São Gonçalo, Leandro Amora de Castro abordou a importância da eficiência do aplicativo para a comunidade são-gonçalense. Ele apontou que é uma ferramenta muito utilizada pelo município, que sofreu com as fortes cheias em 2022. “Em 2022 conseguimos amenizar muito o impacto das cheias em São Gonçalo do Rio Abaixo porque munimos a população de muita informação precisa e em tempo real. E o aplicativo foi um dessas ferramentas. Ficamos felizes em poder colaborar para o avanço desse sistema.”

Além de disponibilizar dados em tempo real do seu entorno, os usuários também receberão alertas de segurança com base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. 

O PROX, além das informações sobre barragens, reúne dados de diferentes riscos, como hidrológicos, geológicos, de queimadas e descarga elétrica, de forma a multiplicar a segurança.

Funcionalidades

A comunicação é feita por meio de cadastramento georreferenciado do aparelho móvel de quem baixar o aplicativo.  Dessa forma, cada pessoa recebe a informação precisa da sua região. Ao se cadastrar, o usuário pode customizar os alertas de acordo com a sua localização, para receber informações precisas sobre a sua região. 

A interface foi desenvolvida para que o PROX se torne uma ferramenta de consulta a dados hidrológicos, geológicos e operações de barragens. Além disso, apresenta pontos de encontro próximos à localização dos usuários e orientação em relação às rotas de fuga, além de oferecer os contatos dos principais agentes de resposta. Nos municípios, além da interface móvel, um portal web possibilita uma visualização completa das informações de risco, cadastro de edificações e serviços, o que permite contribuir para a elaboração do plano de contingência municipal.

Histórico

O projeto foi desenvolvido originalmente pela Cemig, dentro do programa Proximidade, de relacionamento com as comunidades para monitoramento de barragens de usinas hidrelétricas. Para multiplicar a segurança, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), juntamente com o Mining Hub, aderiu à proposta, agregando 11 mineradoras, visando melhorias principalmente nos procedimentos de comunicação de risco. O PROX conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG).

 

Comentários