Defesa Civil de João Monlevade recebe visita de agente regional do órgão

Sargento elogiou a ação municipal e enalteceu pronta resposta pós chuva

A Defesa Civil de João Monlevade recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita técnica do agente regional sargento Sebastião Carlos de Abreu, responsável pela 12ª RPM da Defesa Civil no Estado. A indicação da visita foi sugerida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), devido aos danos sofrido pelo município em decorrência da forte chuva que atingiu João Monlevade na última terça-feira (15).

Ao agente regional foram apresentadas as ações desenvolvidas pela equipe da Defesa Civil no pós-chuva, como limpeza das áreas atingidas e atendimento aos monlevadenses vítimas do temporal. O sargento Abreu também recebeu informações sobre as ações operacionais de vistorias de risco, monitoramento e emissão de alertas preventivos. Posteriormente, o agente regional esteve na sede da Prefeitura de João Monlevade, acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Edemir Alves, onde foram recebidos pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante).

Na oportunidade, o sargento Abreu apontou que João Monlevade apresentou uma pronta resposta ao desastre da chuva considerada como excepcional. “Percebi um serviço de excelência. Passando pelas ruas atingidas vi que o trabalho desempenhado está muito bom. Vocês estão de parabéns”, elogiou o agente regional da Defesa Civil. Ele também frisou a importância das ações preventivas desenvolvidas pela administração municipal, como a limpeza dos bueiros e bacias de contenção.

Fabrício Lopes agradeceu ao sargento pelo incentivo e reforçou que o empenho da equipe, desde o início das chuvas, foi primordial para o resultado positivo dos trabalhos. “Não tivemos uma vítima fatal, isso graças a ajuda de todos os envolvidos”, endossou.

Visita aos locais atingidos

Na parte da manhã, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o vice Fabrício Lopes, visitaram vários locais atingidos pelas chuvas como os bairros Santa Cruz, Pedreira, Baú, Vila Tanque e região central.

“Estivemos em alguns pontos da cidade por esses dias e posso afirmar que, apesar de todas as dificuldades encontradas, temos uma equipe muito dedicada trabalhando firme para limpar a cidade e trazer de volta a normalidade. O empenho de todos tem sido enorme e estamos acompanhando tudo de perto. São 80 trabalhadores e diversos veículos e equipamentos atuando para resolver os problemas. Também ficamos muito satisfeitos com a visita do sargento Abreu, agente e coordenador da Defesa Civil Regional, que elogiou a resposta eficaz de João Monlevade aos problemas advindos das chuvas”, destacou o prefeito Dr. Laércio Ribeiro.

Alerta Preventivo

A Defesa Civil de Minas é referência nacional na emissão de alertas preventivos. Uma das estratégias apresentadas para garantir a segurança da população no período chuvoso é a emissão de alertas que também são enviados por WhatsApp. O sistema é alimentado com ocorrência de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Os interessados em receber os avisos deverão enviar uma mensagem de "Olá" para o chatbot https://wa.me/556120344611 para se cadastrar.

Comentários